Comissão de padres vai elaborar plano de reabertura das igrejas no RN

Documento será encaminhado aos bispos da Província Eclesiástica de Natal.

Fátima Elena Albuquerque,
Divulgação
No território do Rio Grande do Norte, as igrejas estão fechadas desde o dia 19 de março, devido à pandemia da covid-19.

SELO-CORONA-100Uma comissão formada pelos vigários gerais e mais dois padres de cada uma das dioceses de Caicó e de Mossoró, que compõem a Província Eclesiástica de Natal, começa a elaborar nesta quarta-feira (1º) um plano de reabertura das igrejas, levando em consideração protocolos de segurança e sanitários diante da pandemia do novo coronavírus. Os nove padres se reuniram na tarde de hoje, de forma remota.

No território do Rio Grande do Norte, as igrejas estão fechadas desde o dia 19 de março, quando foi publicado um decreto da Província Eclesiástica suspendendo, por tempo indeterminado, todas as celebrações eucarísticas com a participação dos fiéis. Durante todo esse período, as transmissões de missas, terços e ritos religiosos vêm ocorrendo de forma virtual.

De acordo com o pároco da Catedral Metropolitana de Natal, padre Valdir Cândido de Morais, a decisão de reabertura das igrejas caberá aos bispos da Província Eclesiástica - Dom Jaime Vieira Rocha (Natal), Dom Mariano Manzana (Mossoró) e Dom Antônio Carlos Cruz (Caicó). “O que nós faremos é elaborar o plano, nesta semana ainda, e apresentá-lo para aprovação”, explicou. Ele acredita que o retorno possa ocorrer no mês de agosto.

Ainda segundo padre Valdir Morais, quando estiverem com o plano em mãos, os bispos irão conversar com as autoridades sanitárias, para que possam tomar uma decisão quanto à reabertura das igrejas. O plano será publicado nos meios de comunicação da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Mossoró e de Caicó.

Atividades administrativas

Na segunda-feira (29), foram retomadas as atividades nos setores administrativo, economato e tesouraria, no  Centro Pastoral Pio X, situado no subsolo da Catedral Metropolitana, no horário das 8h às 12h. Também voltaram a funcionar os serviços na secretaria da Paróquia da Catedral. As atividades haviam sido suspensas há alguns dias, como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Tags: Igreja Católica igrejas plano de reabertura RN
A+ A-