Celebrações do Tríduo Pascal têm início hoje sem o rito do "lava-pés"

Padres se adaptam ao momento atual e contam com as redes sociais para chegar até os fiéis.

Fátima Elena Albuquerque,
Reprodução
Segundo Rodrigo Paiva, muitos padres aprendem a usar tecnologia para chegar aos fiéis durante o isolamento social.

Seguindo os decretos emitidos pela Santa Sé e baseadas nas recomendações das autoridades de saúde, as tradicionais celebrações da Semana Santa estão passando por mudanças este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (9), por exemplo, na celebração da Ceia do Senhor e da Instituição da Eucaristia, com a qual se inicia o Tríduo Pascal, não haverá os ritos de “lava-pés” e a procissão do Santíssimo Sacramento.

Para o padre Rodrigo Fernandes Paiva, da paróquia de São Tiago Menor, o momento é especial para que se reconheça a necessidade de Deus. 

“Seja porque Ele nos inspira na inteligência para enfrentarmos através da técnica e da ciência tudo aquilo que é necessário para superarmos a pandemia e controlarmos o avanço do contágio, seja porque é um tempo que estamos aproveitando a família, a casa, o recolhimento do lar, inclusive para rezarmos melhor e estarmos ao lado de quem a gente ama”, explica.

PAD-H2

Segundo o sacerdote, a Igreja Católica já utilizava alguns canais para transmitir as missas e celebrações, contando com a ajuda da Pastoral da Comunicação, mas, diante da realidade atual, em razão da propagação da covid-19, muitos padres precisaram aprender a lidar com estes recursos para se aproximar mais dos fieis durante o isolamento social. 

“Diante da necessidade, tivemos que aprender a mastigar. E aí, passamos de apenas um meio de evangelizar para uma necessidade básica”, afirma.

Padre Rodrigo convidou os fiéis a intensificar a preparação para a Páscoa por meio da oração e, mesmo sem a possibilidade de ir à Igreja, que a Semana Santa seja vivida com profunda fé em família.


Confira a entrevista:



AMS

Tags: celebrações religiosas Igreja Católica Padre Rodrigo Paiva Semana Santa
A+ A-