Católicos celebram feriado de Corpus Christi; confira programação

Cerimônias acontecem nas Igrejas, com as portas fechadas, e serão transmitidas pela internet.

Da redação,
TNSul
No dia de Corpus Christi, celebra-se o sacramento da eucaristia pela Igreja Católica e ocorre exatamente 60 dias depois da Páscoa.

Comemora-se nesta quinta-feira (11), o feriado religioso de Corpus Christi. A data faz parte do calendário da Igreja Católica, e são criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia. Confira aqui a programação da Solenidade de Corpus Christi no Rio Grande do Norte. As celebrações acontecem nas Igrejas, com as portas fechadas, e serão transmitidas pelas redes sociais das paróquias.

No Brasil, o dia de Corpus Christi não é considerado feriado nacional, mas sim ponto facultativo, conforme determinação do Ministério do Planejamento. A decisão, renovada anualmente, foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) em dezembro, junto à relação dos demais feriados nacionais de 2020. Em Natal, no entanto, o feriado é considerado.

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.

A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo (conforme a simbologia citada) de consumir o pão e o vinho em sua memória. Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.

Tags: Igreja Católica
A+ A-