Arquidiocese de Natal celebra a festa de Nossa Senhora da Apresentação

Imagem da padroeira apareceu às margens do rio Potengi em 21 de novembro de 1753.

Da redação,
Arquidiocese de Natal
Festa de Nossa Senhora da Apresentação vem sendo celebrada desde 11 de novembro, com intensa programação.

Hoje, 21 de novembro, a Arquidiocese de Natal celebra a sua padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. Diz a tradição que em 21 de novembro de 1753 um grupo de pescadores encontrou um caixote de madeira encalhado em umas rochas, à margem direita do rio Potengi, na frente da Igreja do Rosário, atual Pedra do Rosário. Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, com um menino no colo, e uma mensagem: “Aonde esta imagem aportar nenhuma desgraça acontecerá”.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o então vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes Pressurroso, dirigiu-se ao local e, incontinenti, conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. 

Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação. E assim ela foi proclamada padroeira de Natal.

A história de Nossa Senhora da Apresentação baseia-se na tradição oral. Não há um documento registrando a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. Em homenagem à padroeira, o dia 21 de novembro é feriado municipal na capital potiguar.

Os festejos em honra de Nossa Senhora da Apresentação acontecem no período de 11 a 21 de novembro. As celebrações religiosas acontecem na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana. 

Dentro da programação religiosa, uma atividade que aglomera milhares de fiéis, é a “Missa da Pedra do Rosário”, celebrada à beira do Rio do Potengi, local onde a imagem apareceu. Ela foi celebrada nesta quinta-feira, às 5h, na Avenida do Canal, também conhecida como Avenida do Contorno. O palco foi armado na Avenida, a poucos metros da Pedra do Rosário, uma vez que o local foi interditado pela Defesa Civil, devido a comprometimento da estrutura.

Após a missa, a imagem da padroeira foi conduzida pelos fiéis até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, onde, às 7h30, será celebrada a segunda missa do dia, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 10h, na Catedral Metropolitana, será celebrada uma missa solene, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Já às 16h, terá início a procissão, com a imagem da padroeira saindo da antiga Catedral, percorrendo as ruas Ulisses Caldas e Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, rua Apodi, Av. Deodoro da Fonseca, encerrando na Catedral Metropolitana, com a celebração de missa campal, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha.

Tags: festa da padroeira Nossa Senhora da Apresentação
A+ A-