Prefeito de Ceará Mirim demite todos os secretários

Medida foi adotada após infração à LRF; também foram exonerados 274 cargos comissionados e presidentes de autarquia e fundação.

Túlio Duarte,
Foto: Fátima Elena
Prefeito Antônio Peixoto (PR).
O prefeito de Ceará Mirim, Antônio Peixoto (PR), demitiu todos os 13 secretários de sua gestão e 274 cargos de direção e assessoramento. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (21) e inclui ainda a exoneração dos presidentes da Fundação de Cultura Nilo Pereira e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

A “demissão em massa” aconteceu após a Prefeitura de Ceará Mirim ter infringido a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na segunda-feira (18) o Tribunal de Contas do Estado (TCE) notificou o prefeito que, na terça-feira (19), reuniu seus auxiliares para comunicar a medida e solicitar a compreensão.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o gestor não pode comprometer mais do que 54% do total da receita com folha de pessoal. O prefeito Peixoto, informou o coordenador exonerado da Secretaria de Comunicação, Jorge Moreira, ultrapassou essa margem em 11%.

Caso não cumpra a legislação, o gestor será punido na Justiça. Para se adequar à margem de 54% exigida por lei, o prefeito também “cortou” ainda a Gratificação Complementar (GC), no valor de cerca de R$ 500,00, de 109 servidores efetivos, que estão insatisfeitos.

“Ele [o prefeito] tinha que fazer isso para cumprir a lei. Agora, ele vai avaliar quem volta e quem não volta. O prefeito pediu que, por enquanto, todos continuem nas secretarias, mesmo sem responder, sem poder assinar”, declarou Jorge Moreira.

"Casa" difícil de arrumar

Essa não é a primeira vez que a gestão de Peixoto usa a “tesoura” para reduzir despesas. Há um ano, em outubro de 2009, a Prefeitura de Ceará-Mirim cortou 10% do salário dos cerca de 180 ocupantes de cargos comissionados da administração municipal e iniciou uma série de exonerações.

A reportagem do Nominuto.com tentou contato com o prefeito Antônio Peixoto, mas um dos celulares do gestor estava desligado e o outro direcionava nossas ligações para a caixa postal.


A+ A-