Câmara declara Festa de Nossa Senhora da Apresentação como Patrimônio Cultural

Pelo projeto, entende-se como Patrimônio Cultural Imaterial: a missa realizada na Pedra do Rosário às 5h, as procissões, novenas, e demais celebrações referentes à festividade.

Da redação, Câmara de Natal,
Festividade de Nossa Senhora da Apresentação foi declarada pela Câmara como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Natal.

O plenário da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, em regime de urgência, a um projeto de lei do vereador Herberth Sena (PL) que declara a Festividade de Nossa Senhora da Apresentação como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Natal. Pelo projeto, entende-se como Patrimônio Cultural Imaterial: a missa realizada na Pedra do Rosário às 5h, as procissões, novenas, e demais celebrações referentes à festividade realizada na capital durante o mês de novembro.

“A cidade de Natal possui um rico patrimônio histórico, mas precisamos avançar no que se refere a políticas públicas que defendam os elementos históricos e culturais do nosso município. A aprovação de mais este projeto significa o reconhecimento da magnitude da Festa de Nossa da Apresentação realizada, anualmente, há mais de 250 anos, de acordo com os registros da Diocese de Natal”, justificou Herberth Sena.

Em segunda discussão, os parlamentares aprovaram uma matéria de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT)  sobre a inclusão no Calendário Oficial do Município do “Julho das Pretas". "Resgatar a memória, valorizar os ensinamentos e práticas faz parte da nossa luta na defesa das mulheres negras", destacou.

Na sequência, foi acatada, em primeira discussão, uma proposição do vereador Robson Carvalho (PDT) que declara como Patrimônio Cultural de Natal a Escadaria de Mãe Luíza. "Este equipamento público já é um dos símbolos da cidade. Nada mais justo do que oficializarmos essa condição", defendeu o propositor.

Por fim, a vereadora Nina Souza (PDT) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Natalense ao ex-vereador Ary Gomes; o texto foi aprovado por todos os parlamentares presentes no plenário. "Ary Gomes é um homem público honrado que entrou e saiu dessa Casa pela porta da frente. Um cidadão que prestou grandes serviços para a população. Portanto, merece receber a cidadania natalense", disse Nina. 

Tags: câmara de natal natal nossa senhora da apresentação
A+ A-