Polícia Civil alerta para novo golpe bancário

Fraude acontece após a criação, pelo estelionatário, de um perfil falso no WhatsApp.

Da redação, Polícia Civil,
Reprodução

A Polícia Civil alerta a população potiguar sobre uma nova prática de golpe que vem sendo aplicada por meio de aplicativos de mensagens, tendo como alvo principalmente os idosos.

A fraude acontece após a criação, pelo estelionatário, de um perfil falso no WhatsApp, o qual ele utiliza para se passar por instituições bancárias, oferecendo serviços de empréstimos e melhores condições de taxa.

A vantagem, no entanto, é obtida no momento em que o golpista solicita o pagamento de uma taxa de adesão proporcional ao valor do empréstimo. Segundo o delegado João Paulo Cabral, titular da 9ª Delegacia de Polícia de Natal, a tentativa de golpe tem sido registrada com frequência na Unidade.

“É importante ressaltar que as instituições bancárias não realizam a contratação de serviços por meio de aplicativos de mensagens. Reforçamos ainda que dados pessoais não devem ser compartilhados por meio de ligação telefônica ou mensagens, e em caso de dúvida a agência bancária deve ser contactada”, explicou o delegado.

Em caso de a pessoa ser vítima do golpe ou identificar que se trata de uma tentativa, é recomendável que se faça um boletim de ocorrência para conhecimento da Polícia Civil, sendo possível ser realizado o registro por meio da Delegacia Virtual, no site da instituição: www.policiacivil.rn.gov.br.

Outros golpes

Recentemente, o aplicativo Whatsapp vem sendo utilizado para aplicação de vários golpes - todos com o fim de obter vantagem financeira dos usuários. A polícia recomenda que as pessoas ativem em seu aplicativo a autenticação de dois fatores, que exige uma senha definida pelo usuário.

Tags: golpe bancário Polícia Civil WhatsApp
A+ A-