Morre astronauta russo que foi o primeiro homem a caminhar no espaço

Informação foi confirmada pela Nasa e pela agência de notícias russa Tass.

Da redação, Agência Brasil,
Reprodução/Internet
Cosmonauta russo Alexei Leonov lutava contra uma doença há muitos anos e morreu no Hospital Burdenko, na capital russa.

O cosmonauta russo Alexei Leonov morreu hoje (11), em Moscou, aos 85 anos de idade. Ele foi o primeiro homem a caminhar no espaço sideral. O pioneiro andou do lado de fora de uma espaçonave em 1965. A informação foi confirmada pela Agência Espacial Estadunidense (Nasa) e pela agência de notícias russa Tass.

Leonov lutava contra uma doença há muitos anos. Ele morreu no Hospital Burdenko, na capital russa. O enterro ocorrerá no Cemitério Federal de Memória Militar, na região de Moscou, na próxima terça-feira (15).

O cosmonauta fez dois voos ao espaço. O primeiro foi em março de 1965, como co-piloto da espaçonave Voskhod-2. Foi nessa missão em que Leonov realizou a primeira caminhada no espaço sideral, durante 12 minutos.

No dia em que realizou a caminhada espacial, uma série de problemas acometeram Leonov, enquanto o soviético estava fora da nave. Felizmente, após realizar manobras emergenciais, ele conseguiu retornar ao módulo em segurança depois de 12 minutos e 9 segundos flutuando pelo Espaço.

Alexei Leonov  realizou novo voo em julho de 1975, como comandante de uma missão de encontro com astronautas estadunidenses. Ele fez parte do Projeto de Teste Apollo-Soyuz, a primeira missão realizada em conjunto entre os Estados Unidos e a Rússia — algo notável, principalmente em meados da Guerra Fria.

Em 2015, quando a caminhada espacial completou meio século, Leonov deu uma série de declarações e descreveu a sensação de estar lá em cima: "As estrelas estavam à minha esquerda, direita, acima e abaixo de mim. A luz do sol era muito intensa e senti seu calor na parte do meu rosto que não estava protegida por um filtro", lembrou, à época.

A Nasa lamentou a morte do cosmonauta. “Estamos entristecidos com a perda do legendário Alexei Leonov, que se tornou o primeiro a andar no Espaço. Sua aventura no vácuo do espaço começou a história de atividades extraveiculares que permitem a manutenção de estações espaciais hoje possível”, destacou a entidade em sua conta no Twitter.

Tags: Alexei Leonov morte
A+ A-