Jaime Calado lamenta a morte de Manoel do Coco

Prefeito de São Gonçalo do Amarante disse que “a Cultura Popular do RN e do país está de luto”.

Da redação,

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, foi surpreendido na manhã deste sábado (3) com a triste notícia da morte de Manoel do Coco, considerado o maior repentista do Brasil e lamentou profundamente o falecimento do amigo. “A cultura popular do Rio Grande do Norte e do país está de luto. Manoel era um artista com uma capacidade criativa fantástica. Perdemos um grande compositor, embolador, repentista e um amigo querido”, lamentou.

Manoel Francisco Basílio faleceu aos 67 anos, era natural do município de Barcelona, interior do RN, e atualmente ocupava cargo público na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, lotado na Fundação Cultural Dona Militana. A nomeação foi concedida pelo prefeito Jaime Calado para que Manoel do Coco apresentasse sua arte nos eventos do município.

Sobre Manoel - Além de repentista Manoel do Coco era compositor e embolador, tendo um trabalho voltado para retratar a cultura do Rio Grande do Norte. Apresentou-se por 13 anos na casa de shows Zás-Trás, em Natal, além de fazer apresentações nas praias de Natal. Em 1997, lançou o CD "Emboladas". Nesse disco, interpretou as emboladas "Calor da vaquejada", "Cheiro de gado", "Cheiro do Norte", "Compadre Bill","Jogo dos bichos", "Saudades do Nordeste", "Sou de Natal" e "Sou rei da noite", todas de sua autoria.

Manoel também ficou conhecido nacionalmente pelas participações importantes que fez em programas de televisão. A partir da repercussão do CD “Emboladas” fez três apresentações no programa "Domingão do Faustão", "Fantástico" e "Globo Esporte" na TV Globo, e "Comando da madrugada", apresentado por Goulart de Andrade, além do programa "Flash", apresentado por Amaury Júnior, esses dois na TV Bandeirantes.

Adeus a Manoel - De acordo com informações de familiares o corpo de Manoel do Coco está sendo velado no Centro de Velório Sempre, na Zona Norte de Natal, e será sepultado no final da tarde hoje (3) no Cemitério Parque de Nova Descoberta também em Natal.

Tags: manoel
A+ A-