‘Cooperativismo é um projeto de desenvolvimento social e econômico’, diz Santa Rosa

Presidente do Sicoob debateu o tema durante a Live Nominuto nesta quarta-feira.

Da redação,
Reprodução/Youtube
Presidente do Sicoob, Manoel Santa Rosa, superintendente da Ocern, Eduardo Gatto, foram os convidados da Live Nominuto desta quarta.

A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas incertezas na área da Saúde, mas também afetou profundamente o cenário econômico dos países. No Rio Grande do Norte, a situação não foi diferente e alguns números já apontam o impacto na economia local. Diante dessa situação, o cooperativismo surge como uma das ferramentas para retomar o crescimento do Estado.

Para tratar do assunto, a Live Nominuto desta quarta-feira (8) convidou o diretor-presidente do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil no RN (Sicoob), Manoel Santa Rosa, e superintendente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (Ocern), Eduardo Gatto. O debate foi mediado pelo jornalista Diógenes Dantas.

Santa Rosa destacou que a prática do cooperativismo está em crescimento em todo o Brasil e aposta como uma opção viável para o RN, tanto por atender a questão da economia como também por manter um olhar para o lado social. “O cooperativismo brasileiro começa a cada dia dar passos maiores porque todo o sistema está muito preocupado para garantir e consolidar esse projeto, que é um projeto de inclusão social com o desenvolvimento local e sustentável”, disse.

A opinião foi corroborada pelo presidente da Ocern, Eduardo Gatto, que o cooperativismo é um aperfeiçoamento do capitalismo”, feito não apenas pelo capital, mas também pelas pessoas e que não tem como objetivo o lucro puro e simples. “No momento de crise que nós vivemos, onde o desemprego está cada vez maior e acentuado por essa situação pandêmica que vivemos, é uma alternativa viável para que essas pessoas se juntem com interesses comuns e se cooperem para desenvolver suas atividades laborativas de uma forma justa”, explicou Gatto.


Confira na íntegra a Live Nominuto:


Tags: Live Nominuto
A+ A-