Semtas abre novos albergues municipais 24 horas

Estruturas são destinadas ao atendimento da população em situação de rua da capital potiguar.

Da redação, Semtas,
Alex Régis/Prefeitura do Natal
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua tem capacidade para 100 usuários.

Começaram a funcionar em Natal o Albergue Municipal 24h (rua Princesa Isabel, 834, Cidade Alta), com capacidade para 50 usuários adultos, e o novo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP – (no Albergue Noturno de Natal, localizado na Rua Gen. Gustavo Cordeiro de Faria, 377 - Petrópolis) com capacidade ampliada para 100 usuários. As estruturas são destinadas ao atendimento da população em situação de rua da capital potiguar.

A titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Andréa Dias, apresentou as instalações do Albergue 24h e do Centro POP ao promotor de justiça, Giovanni Rosado, para explicar como os serviços serão prestados em consonância com as políticas socioassistenciais que o órgão municipal segue. O representante do Ministério Público Estadual avaliou positivamente as novas instalações dos serviços, afirmando ser um grande avanço em favor da população em situação de rua da cidade.

“Nossa prioridade sempre foi planejar medidas de acolhida e proteção social, buscando conhecer e identificar as famílias e indivíduos com direitos violados, bem como as condições em que vivem e informar aos usuários como usufruir dos serviços socioassistenciais e da rede intersetorial disponíveis para a população em situação de rua. Neste Albergue 24h, procuramos valorizar o ser humano, dando toda assistência da qual necessitam, como alimentação, banho e moradia, até o atendimento socioassistencial propriamente dito, que visa enquadrá-los na rede de benefícios. A ideia é que, supridas essas demandas, projetos de vida sejam refeitos, possibilitando as saídas das ruas”, explica a Secretária.

alimentação-albergue-H

O Centro POP funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Lá, são disponibilizados serviços como guarda de pertences, lavanderia e banho, refeições completas e pronto-atendimento médico, em parceria com o Consultório de Rua. O acesso dá-se por meio de demanda espontânea ou encaminhamento de outras políticas públicas.

Durante a pandemia, quatro abrigos provisórios 24h foram implantados em escolas municipais. Agora, com a flexibilização do isolamento social, foram reestruturados os serviços, ampliando o atendimento à população em situação de rua.

Tags: Albergue Municipal Centro POP Prefeitura do Natal Semtas
A+ A-