Segunda etapa do projeto “Rua Verde” contempla moradores da Rua João XXII em Mãe Luiza

Essa etapa prevê construção de 500 metros lineares de intervenções urbanísticas de acessibilidade.

Da redação,

weeeeeAs obras da segunda etapa do projeto “Rua Verde” seguem a todo o vapor. E dessa vez, os contemplados são os moradores da Rua João XXII, do bairro de Mãe Luiza, com a construção de novas calçadas com acessibilidade e arborização. O Projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Natal, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Serviços Urbanos (Semsur).

A primeira etapa do Projeto já foi concluída e a segunda está em execução com intervenções de arborização, paisagismo, postes de iluminação decorativos, inserção de área de lazer, construção de calçadas extras, ampliação e requalificação de algumas já existentes, rampas de acessibilidade e faixas de pedestres elevadas. A obra foi orçada em mais RS 760 mil e deverá ser concluída até o final do ano. Os recursos são do Fundo Municipal de Urbanização (FURB), geridos pela Semurb.

Essa etapa prevê construção de 500 metros lineares de intervenções urbanísticas de acessibilidade, que compreende o espaço entre a Igreja Nossa Senhora da Conceição e a Avenida João XXIII. Segundo a Diretora do Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental da Semurb, a arquiteta, Karenine Dantas, a secretaria tem acompanhado rigorosamente a execução das obras, visando o cumprimento de todas as normas e legislação municipal. “No quesito acessibilidade com as construções de calçadas, estamos usando um piso regular firme intertravado. E para arborização, estamos plantando vegetação nativa”, explica.

A construção e ampliação das calçadas seguem o padrão da NBR-9050, estabelecido pela Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT). Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

Além disso, Karenine explica que aquela região compreende uma área especial de interesse social, e por isso, durante a execução, “alguns ajustes são feitos para atender a realidade daquela comunidade”, ressalta ela.

Rua Verde
Este projeto foi elaborado pela secretaria a pedido da comunidade, com o objetivo de criar um novo espaço de lazer, cultura, esporte e trabalho. A primeira etapa já foi concluída e a segunda está sendo executada pela Semurb no entorno da Igreja Nossa Senhora da Conceição. O Projeto prevê a arborização do local, requalificação das calçadas com a colocação de novo piso, acessibilidade, além de instalação de playground e palco artístico.

Tags: rua verde
A+ A-