Secretária Municipal de Educação recebe militares da Escola Cívico-Militar de Natal

Reunião tratou sobre detalhes da infraestrutura física da unidade de ensino, além de equipamentos de informática e fardamento.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Cedida/Prefeitura do Natal

A secretária municipal de Educação de Natal, professora Cristina Diniz, recebeu, na tarde dessa quarta-feira (26), os diretores da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, acompanhados por dois oficiais das forças armadas que atuarão na unidade de ensino, escolhida para ser a primeira Escola Cívico-Militar do Rio Grande do Norte, localizada no bairro de Felipe Camarão, zona Oeste da capital. Durante a reunião, foram vistos detalhes sobre a infraestrutura física da unidade de ensino, equipamentos de informática, fardamento e o planejamento necessário para que a escola comece bem as aulas.  

Depois de passarem por uma formação técnica, os militares (Marinha, Aeronáutica e Exército) já estão presentes na unidade de ensino desde o dia 17 de julho, iniciando os trabalhos, mesmo com as aulas suspensas em decorrência do novo coronavírus. Eles estão atuando de maneira colaborativa em atividades como: levantamento do acervo da biblioteca, levantamento da situação das salas de aula e banheiros, das necessidades da escola (pintura, revisão hidráulica e elétrica e manutenção em geral); catalogação dos bens móveis (mesas, cadeiras, armários, ventiladores, etc.); almoxarifado - retirada de material, seleção do material servível e inservível, pintura, limpeza e reorganização do espaço; pátio central - poda de árvores, capinação e pintura de canteiros de jardim; parte elétrica - revisão dos ventiladores das salas de aula, funcionamento e substituição; e na biblioteca - limpeza e reorganização do espaço.

Em Natal, ao todo, foram designados 14 militares para cumprir o trabalho proposto pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sendo 14 suboficiais e sargentos das três forças armadas, exercendo funções de monitores, divididos em dois turnos (sete em cada), e um grupo de três oficiais que ficam atuando diretamente junto da gestão civil da unidade, auxiliando os gestores pedagógico e administrativo financeiro da Escola M. Professor Veríssimo de Melo. O corpo de oficiais é formado pelo capitão da Aeronáutica Ailton Sales Pereira - oficial de Gestão Educacional, o capitão de corveta da Marinha, Jomar Xavier de Lima - oficial de Gestão Escolar, e o capitão-tenente da Marinha José Rosemberg da Silva Jerônimo Leite - oficial de Gestão Educacional. O capitão de corveta Jomar Xavier fará a função de auxiliar os diretores, já os outros dois oficiais, lidarão diretamente com alunos, coordenadores e gerenciamento dos monitores.  

“Apesar de não ser nossa atividade principal, e neste momento, em que não podemos realizar as atividades para qual fomos contratados, estamos contribuindo com as nossas habilidades profissionais, adquiridas nos bancos escolares das Forças Armadas, a fim de melhorar as instalações da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo”, afirmou o capitão de corveta Jomar Xavier.

Tags: Educação
A+ A-