Prefeitura do Natal mantém plano de reabertura das atividades econômicas

Executivo municipal diz que há tendência de queda na solicitação de leitos na capital.

Da redação,
Joana Lima/Prefeitura do Natal
Guardas municipais orientam populares e comerciantes do Alecrim sobre as normas sanitárias previstas no decreto da Prefeitura.

SELO-CORONA-100A Prefeitura do Natal informou por meio de nota que irá manter o plano de abertura gradual das atividades econômicas no município. A decisão vai de encontro ao que foi anunciado nesta terça-feira (7) pela governadora Fátima Bezerra (PT), sobre a suspensão da fase 2 do Plano de Retomada Gradual da Economia.

A segunda fração estava prevista para iniciar nesta quarta-feira (8) em todo o Rio Grande do Norte, com o funcionamento de lojas com área de até 600m² com porta para a rua e serviços de alimentação com área de até 300m² respeitando o distanciamento social e as medidas protetivas e de higiene. Os estabelecimentos e serviços autorizados a funcionarem na primeira fração podem permanecer abertos – lojas com até 300m² de área e com porta para a rua, serviços de comunicação, publicidade, design, salão de beleza e barbearias.

A justificativa utilizada pela governadora foi de que Estado não conseguiu reduzir a taxa de ocupação dos leitos para 80%, que de acordo com a gestora, é uma condição que já estava prevista no decreto estadual.

Contudo, a Prefeitura de Natal afirmou que a capital possui condições para manter a reabertura econômica, obedecendo a critérios de isolamento social e medidas sanitárias, devido. A Prefeitura informou ainda que tomou a decisão após considerar alguns fatores e ouvir o comitê científico do município.

Confira na íntegra a nota da Prefeitura do Natal:

Tendo em vista a taxa de transmissibilidade do Coronavírus permanecer abaixo de 1%, a taxa de isolamento social ter permanecido acima dos 50% no último final de semana, e uma tendência de queda na solicitação de leitos críticos para Covid e após ouvir o comitê científico formado pelo município de Natal para acompanhar a situação no enfrentamento da pandemia em Natal, e levando em consideração a adoção do protocolo de tratamento precoce para a Covid, com resultados positivos e o início do funcionamento do Centro de Atendimento de Enfrentamento da doença, instalado no ginásio Nélio Dias, a Prefeitura Municipal decidiu manter a proposta de abertura gradual das atividades econômicas na cidade, seguindo etapas e sob condicionantes sanitárias conforme estabelecido no decreto Nº 11.988, de 29 de junho de 2020.

A par disso, a Prefeitura mantém a orientação para a necessidade de cooperação da população com o uso obrigatório de máscaras, a higiene constante das mãos e o distanciamento social, evitando aglomerações. Faz ainda um alerta que a efetivação das demais fases do protocolo de retomada da economia dependerá da análise da situação epidemiológica e, para tanto, reforça o apelo para que as pessoas que puderem permaneçam em casa.

Tags: Prefeitura do Natal
A+ A-