Pré-conferência que vai eleger delegados do Plano Diretor começa nesta quarta

Evento, em formato de eleição, será realizado de forma virtual devido à pandemia da covid-19.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Divulgação

A Pré-Conferência para eleição dos delegados que irão votar na Conferência Final a Minuta de Lei do Plano Diretor de Natal será aberta a partir das 14h desta quarta-feira (8) e segue até o dia 10 de julho às 16h. O evento, que ocorre em formato de eleição, será realizado de forma virtual devido à pandemia da covid-19. E a votação será por meio de plataforma web desenvolvida especialmente para o momento.

Serão eleitos 128 delegados, conforme estabelecido pelo Regimento Geral de Revisão do Plano Diretor, que irão representar a sociedade natalense na votação da Minuta de Lei que será enviada à Câmara Municipal de Natal. Sendo 42% do poder público, o que equivale ao total de 54 delegados e 58% da sociedade civil organizada, o que equivale a 74 delegados e assim distribuídos: 14 da classe empresarial, 09 dos trabalhadores, 3 das ONGs, 38 dos movimentos populares e 10 acadêmicos e entidades profissionais.

Se inscreveram para participar do processo eleitoral o total de 629 pessoas.Confira os candidatos a delegado (https://bit.ly/candidatosdelegados) e os eleitores (https://bit.ly/relacaoeleitorespdn

Para votar, os eleitores e delegados receberam todas as orientações via e-mail e também uma capacitação por meio de lives realizadas no canal do youtube do PDN (http://bit.ly/youtubepdn), nessa terça-feira (7) e quarta -feira (8). Os eventos virtuais contaram com a participação do vice-presidente do Concidade Natal, Albert Josuá Neto, do secretário da Semurb, Thiago Mesquita, além do desenvolvedor Web, Thiago Vasconcelos

O objetivo das lives foi esclarecer aos eleitores e candidatos dos segmentos da sociedade (classes empresariais, entidades profissionais, instituição de ensino ONG’s e Movimentos Populares) como será a votação, o sistema de votação, bem como as orientações gerais. Em paralelo, o Concidade disponibiliza um número de WhatsApp (84) 98704-2945 para ajudar e tirar dúvidas de eleitores e candidatos durante o período de votação. O atendimento será das 8 às 18 horas.

Ao término da votação no dia 10, as urnas serão abertas, segmento a segmento, para contagem dos votos. Serão eleitos os candidatos com as maiores quantidades de votos obtidos e, em caso de empate, será eleito o candidato com maior idade.

Após a homologação dos delegados, será realizada uma capacitação para alinhamento e nivelamentos sobre a minuta. Também, de maneira virtual, pela coordenação técnica do Plano. Após o treinamento, ficará a cargo do Concidade definir a data para realização da Conferência do PDN e a metodologia a ser aplicada. A população pode acompanhar todas as iniciativas e ações relacionadas à revisão do Plano Diretor pelo site: https://natal.rn.gov.br/semurb/planodiretor/ e pelo instagram: @planodiretornatal.

Tags: delegados Plano Diretor de Natal pré-conferência Prefeitura do Natal
A+ A-