Natal terá Centro de Atendimento e Enfrentamento da Covid-19 também na zona oeste

Unidade funcionará nos mesmos moldes do que foi instalado no ginásio Nélio Dias, na zona norte.

Da redação, Prefeitura do Natal,

A Prefeitura estuda abrir mais um Centro de Atendimento e Enfrentamento da Covid 19, desta vez no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na zona oeste de Natal. O prefeito Álvaro Dias visitou o espaço nessa terça-feira (14), ao lado de alguns auxiliares, e viu as condições para a utilização, inclusive aproveitando que as aulas estão suspensas, o que facilitaria o uso de alguns espaços para a instalação dos consultórios. 

O Centro funcionará nos mesmos moldes do que foi instalado no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da cidade, onde as pessoas com sintomas leves ou mesmo assintomáticas podem procurar atendimento, passando por uma triagem, consulta, realizando os testes do SWAB, quando houver indicação médica, e até mesmo iniciar o tratamento precoce com a disponibilização dos medicamentos, de acordo com o protocolo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde e aprovado pelo Conselho Regional de Medicina e pelo comitê científico do município. 

Na primeira semana de funcionamento, o Centro de Atendimento do Nélio Dias recebeu 1.174 pessoas, das quais 316 tiveram indicação médica para a realização do exame SWAB/PCR. Desde o início do funcionamento do Centro, que se soma às 10 unidades com horário estendido que são referenciadas para a Covid, houve uma diminuição na procura por leitos nas UPAs do município, que hoje estavam com 63% dos leitos disponíveis para Covid desocupados.

“Há duas semanas, a ocupação das UPAs passava dos 100%, com as equipes se desdobrando para atender os pacientes mesmo sem leitos disponíveis, porque também os hospitais estavam com capacidade máxima. Hoje, temos vagas tanto de UTI como de leitos clínicos no Hospital de Campanha e no Hospital Municipal, e acredito que esse trabalho de buscar as pessoas com comorbidades, iniciar o tratamento precoce em quem apresenta sintomas da doença, testar e isolar quem está com o vírus, tem dado resultados que estão sendo sentidos de modo prático pelos colegas médicos que estão na linha de frente”, diz o prefeito Álvaro Dias. 

Para ele, a abertura de outro Centro de Enfrentamento na Zona Oeste vai ampliar a capacidade de testagem e de início precoce do tratamento em outra região muito populosa da cidade. “Vamos trabalhar para iniciar os trabalhos dessa outra unidade o quanto antes, para tentar evitar o agravamento da doença nas pessoas que forem infectadas”, afirma.

Tags: Prefeitura do Natal
A+ A-