Mais de 200 pessoas são atendidas no 1º dia do Centro de Enfrentamento para Covid-19

Pacientes devem comparecer com cartão SUS, CPF e comprovante de residência.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Alex Régis/Prefeitura do Natal
Pacientes que procuram o Centro de Atendimento passam por triagem, consulta médica e realizam testes swab.

SELO-CORONA-100A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), criou o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 e iniciou as atividades da operação nesta terça-feira (7). A estrutura, montada no Ginásio Nélio Dias, atendeu 211 pacientes do município no primeiro dia de funcionamento.

O público passa por triagem, consulta médica, realiza testes swab. E, caso haja indicação médica, tem a oportunidade de iniciar um tratamento com prescrição médica e retirada dos remédios no local. A estrutura também conta com sala de estabilização para primeiros-socorros, caso alguém necessite.

As pessoas devem comparecer com cartão SUS, CPF e comprovante de residência. O Centro funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e às sexta-feiras das 8h às 12h, com acesso pelo portão 02. Cerca de 70 profissionais da saúde atuam dando orientação, prestando atendimento e examinando a população que teve contato com alguém acometido pela doença ou apresenta histórico de sintoma sugestivo para Covid-19, como febre, tosse ou dor de cabeça.

AtendimentoCovid19GinasioNelioDias

O processo tem início na triagem, onde casos assintomáticos e sintomáticos são divididos por cor. Em seguida, cada pessoa é atendida por um médico, para avaliação do caso clínico e prescrição do exame, quando necessário, e ainda início de um protocolo medicamentoso para tratamento e prevenção do coronavírus. Na terceira etapa, é feita a coleta da amostra ou retirada do remédio na farmácia para tratar em casa.

Quem compareceu no primeiro dia, aprovou a estratégia da Prefeitura com o Centro de Enfrentamento. "Meu atendimento foi tranquilo. O médico era muito bom e achei a estrutura bem organizada. Recebi a medicação e vou fazer meu teste também. Tudo aqui mesmo, num único lugar", comenta Jorge José, 56, que há menos de uma semana passou a sentir febre e tosse.

CentrodeAtendimentoCovid19NelioDias

"A finalidade aqui é expandir algumas das ações desenvolvidas em nossa rede de atenção primária, como a dispensação de medicamento e coleta de material para diagnóstico, tratamento precoce e profilático da doença. Como a Zona Norte mostrou necessidade de uma ação mais completa após o drive de testagem, decidimos criar o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 em Natal", indica George Antunes, secretário municipal de Saúde de Natal.

O prefeito Álvaro Dias foi conferir de perto o primeiro dia de funcionamento do Centro. “Apostamos no tratamento e recuperação quando os primeiros sintomas aparecem. Aqui no Centro de Tratamento, assim como nas Unidades Básicas de Natal, estamos aplicando nosso protocolo na atenção básica”, enfatiza.

Tags: Covid-19 Prefeitura do Natal
A+ A-