Guarda Municipal amplia patrulhamento preventivo na orla de Natal durante o verão

Viaturas dos grupamentos operacionais da GMN estão circulando diuturnamente, como também realizando ponto base nas áreas de praia com maior aglomeração.

Da redação, Prefeitura de Natal,
SEMDES
O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que a corporação também continua com presença diária na região do Morro do Careca.

O aumento na circulação de pessoas nas praias urbanas da capital direcionou o Comando da Guarda Municipal de Natal (GMN) a reforçar o patrulhamento realizado por guardas em viaturas no trecho que vai da Praia de Ponta Negra até a Redinha. A medida tomada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tem o objetivo de zelar pela segurança dos cidadãos que fazem uso das praias e dos comerciantes que negociam nesta região, de acordo com a pasta.

As viaturas dos grupamentos operacionais da GMN estão circulando diuturnamente, como também realizando ponto base nas áreas de praia com maior aglomeração de pessoas, principalmente nos finais de semana e feriados quando o fluxo é ampliado. A ação tem ainda o benefício de dispor a orla com viaturas prontas para atender qualquer solicitação de ocorrência repassada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, informou que além do trabalho de segurança preventiva realizado pelos guardas municipais nas praias, a corporação vem apoiando cotidianamente operações de fiscalização na orla realizadas por outras secretarias da Prefeitura. Os guardas agem dando segurança para os fiscais atuarem inibindo atividades que são contrárias a legislação vigente.

“A presença da Guarda Municipal na orla contribui com a segurança de todos. É um serviço que abrange o patrulhamento e apoio às secretarias para que essas possam exercer seu poder e fazer valer a legislação que disciplina as atividades comerciais, uso de propaganda, utilização da faixa de areia e outras ações em prol do cidadão”, informou a secretária.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que a corporação também continua com presença diária na região do Morro do Careca. A finalidade é inibir o descumprimento da lei ambiental por parte de alguns banhistas, que insistem em subir o Morro do Careca, já que o morro é desde 1997 uma área de proteção ambiental, não sendo permitida a circulação de pessoas no local. “Estamos fiscalizando na missão de evitar a degradação da duna do Careca ocasionada pela erosão e deterioração da vegetação nativa devido ao trânsito de pessoas”, comentou.

O serviço ampliado de patrulhamento preventivo realizado pela GMN na orla de Natal deve se estender por todo o período de verão. Qualquer situação ilegal na área o cidadão pode denunciar ou solicitar ajuda pelo número 190 do Ciosp.

Tags: Natal orla Segurança
A+ A-