Fragata “União” da Marinha abre para visitação pública nesta sexta-feira

População pode conhecer a embarcação pelo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal, das 9h às 13h.

Da redação, Marinha,
Divulgação/Marinha

A Fragata “União”, da Marinha do Brasil (MB), estará aberta à visitação pública nesta sexta-feira (17), das 9h às 13h, com acesso pelo Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal, no bairro da Ribeira. Na ocasião, a população de Natal terá a oportunidade de conhecer o navio que está atuando na Operação ASPIRANTEX-2020, a qual incluirá a 3ª Fase da Operação Amazônia Azul - Mar Limpo é Vida!

Construída no Rio de Janeiro e incorporada à MB em 1980, a Fragata tem atuado ao longo de sua história em missões nacionais e internacionais. Equipada com modernos sensores e armamento, está capacitada para ações de guerra antiaérea, antissubmarino e de superfície. 

Além da Fragata "União", participa também dos exercícios na costa potiguar a Fragata "Liberal". Ambas integraram a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).

Operação Aspirantex

A Marinha do Brasil (MB) realizará, no período de 9 de janeiro a 19 de fevereiro, a Operação ASPIRANTEX-2020, a qual incluirá a 3a Fase da Operação Amazônia Azul-Mar Limpo é Vida! A missão será realizada na área compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e Pará, sendo visitados os portos de Vitória-ES, Salvador-BA, Maceió-AL, Recife-PE, Cabedelo-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE e Belém-PA.

A Operação terá fases de mar e de porto. Na fase de mar, diversos exercícios, de caráter estritamente militar, serão executados. As atividades são concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, com ação de presença nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) a fim de contribuir para a orientação dos Aspirantes do 2º ano da Escola Naval na escolha pelo Corpo e Habilitação Militar, assim como, familiarizá-los com a vida no mar. Já na fase de porto, os navios estarão abertos à visitação pública.

O Comandante da 1a Divisão da Esquadra (ComDiv-1), Contra-Almirante Gilberto Santos Kerr, será o Comandante do Grupo-Tarefa, responsável por executar as atividades relacionadas a Aspirantex, que contará com a participação dos seguintes meios navais, aeronavais e Organizações Militares: Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico, Navio Doca Multipropósito Bahia, Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, Fragata União, Fragata Constituição, Fragata Liberal, Navio-Tanque Almirante Gastão Motta, 1º e 3º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Grupamento de Mergulhadores de Combate, Submarino Tupi, além das aeronaves “Super Cougar” (UH-15), Seahawk” (SH-16), “Super Lynx” (AH-11B), “Esquilo” (UH-12), “Skyhawk” (AF-1), Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), e, pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB), “Bandeirante Patrulha” (P-95) e “Orion” (P-3AM).

A Aspirantex 2020 também envolverá ações de apoio logístico aos Comandos Distritais dos portos visitados, e, caso necessário, o apoio aos Coordenadores Operacionais Regionais na execução de ações de resposta a incidentes de poluição por óleo no decorrer da 3ª Fase da Operação Amazônia Azul, Mar limpo é Vida! Ao todo, participam da Operação cerca de 2900 militares, incluindo 244 Aspirantes, distribuídos pelos diversos navios participantes. Vale ressaltar que nos dias 17,18 19 e 25 e 26 de janeiro, durante a estadia dos navios nos portos visitados, haverá visitação pública, no período de 14 às 18 horas.

Tags: Marinha do Brasil
A+ A-