Campanha Setembro Dourado é lançada no Palácio Felipe Camarão

Prefeitura aderiu à ação que combate o câncer infantojuvenil e deve entregar três equipamentos de saúde.

Da redação, Prefeitura do Natal,
Alex Régis/Prefeitura do Natal
Reunião no Palácio Felipe Camarão teve a participação do prefeito Álvaro Dias e de representantes de entidades de combate ao câncer.
A Prefeitura do Natal aderiu, nesta quarta-feira (2), a campanha Setembro Dourado - Natal Sem Câncer Infantojuvenil. O prefeito Álvaro Dias recebeu, no Palácio Felipe Camarão, representantes de entidades que combatem esse mal e divulgou as ações que serão realizadas pelo poder público. O prefeito revelou que, em breve, três equipamentos de saúde voltados para o atendimento ao público infantil serão entregues em Natal. As unidades de Mãe Luiza, Rocas e o Hospital de Pediatria se juntarão a três unidades de pronto-atendimento que já estão em funcionamento.

“Como médico pediatra sei bem o sofrimento que esse mal causa e, por isso, é com muita satisfação que nos juntamos a todos nessa luta e lançamos essa campanha. Sabemos da importância da divulgação dos sinais e sintomas e do diagnóstico precoce, que salva vidas”, comentou Álvaro Dias. O prefeito elogiou o trabalho executado pelas instituições e também pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que tem encarado grandes desafios em meio à pandemia de Covid-19.

O secretário da SMS, George Antunes, explicou que além dos novos equipamentos de saúde, todos os profissionais passarão por um processo de reciclagem com a realização de cursos sobre o tema. Também serão produzidas peças publicitárias para afixação nas Unidades Básicas e em outros equipamentos de saúde chamando a atenção para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. “Vamos apoiar e levar essa política desde a atenção básica até a alta complexidade”, afirmou.

Rilder Campos, fundador da Casa Durval Paiva, agradeceu a sensibilidade do prefeito Álvaro Dias e as ações da gestão e disse que ainda encontra dificuldades, principalmente no interior. “Se falarmos das dificuldades será o ano inteiro. Precisamos chegar em todos os lugares com a informação dos sinais e sintomas. Por isso achamos importante estar juntos, para termos o apoio para que tudo se multiplique”, explicou.

A médica Luciana Correa que é oncologista pediátrica destacou para a importância de que em caso de diagnóstico, a doença seja tratada o quanto antes. “Quanto mais cedo for diagnosticado, maior a chance do câncer infantil ser curado. As campanhas de diagnóstico precoce no qual há a conscientização de profissionais da área da saúde, professores, pais, população no geral, são de extrema importância, porque liga o alerta para uma possível patologia”, disse.

A presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAC), Tania Maria Rocha. Segundo ela, atualmente o GAAC quase 300 crianças, sendo 80% destas do interior, onde as pessoas não conhecem a doença pois não têm as informações adequadas para se prevenir.

Também participaram da reunião o secretário de Governo, Fernando Fernandes, a secretária de Assistência Social, Andréa Dias, e o secretário de Comunicação, Heverton Freitas.
Tags: Prefeitura do Natal Setembro Dourado
A+ A-