Em noite chuvosa e fria, Kengas esquentam Centro Histórico

Com muito brilho, colorido, imaginação e ousadia, bloco mostrou mais uma vez como se faz um animado carnaval.

Artur Dantas,
Fotos: Elpídio Júnior
Nem a persistente chuva que cai em Natal desde sábado atrapalhou a festa do pólo cultural Centro Histórico e o tradicional desfile das kengas, neste domingo (22). O gélido clima desta tarde cedeu lugar aos acesos foliões, acalorados pelo primeiro show do dia com Lucinha Lira, que iniciou a apresentação por volta das 16h, com muitas músicas que rememoravam os antigos carnavais.

Logo em seguida, Khrystal entrou no palco, mantendo o clima de festa. No repertório, sucessos do frevo e do axé baiano contagiaram o público presente. Perto dali, outro show acontecia: kengas de todo o Estado chamavam a atenção do público desde as primeiras horas da tarde, desfilando fantasias que iam de combinações excêntricas a alegorias de onça, passando por borboletas.

 



Apresentadora da festa há 12 anos, Divina Shakira, "homenagem à deusa hindu que não tem sexo", falou sobre a folia que é celebrada há 26 anos. "Essa festa é o que há de bom no carnaval do Centro. É bom ver também que aqui estão presentes famílias inteiras, como crianças e pessoas mais velhas", disse.

 



Ainda faltava pelo menos uma hora para o desfile, programado para começar às 19h,  e o palco montado na rua Ulisses Caldas estava tomada pelo público. De acordo com o organizador dos pólos culturais em Natal, Castelo Casado, a estimativa de público era de oito mil pessoas, que disputavam espaço entre as estreitas ruas do Centro Histórico.

 

Lorena, uma das candidatas ao título de 2009, explicou que já desfila há cinco anos e aprova a iniciativa de continuar com a tradição do desfile. "Em comparação com o ano passado, tem muito mais gente aqui. Isso é bom porque mostra que a festa está crescendo", disse.

 



O Rei Momo, Francisco das Chagas, e a rainha do Carnaval, Débora Santos, deram o ar da graça, pedindo muita alegria. "Vamos aproveitar o carnaval que está muito bom", disse o rei.

 

Por volta das 19h, Divina Shakira e Maldita Jarita, apresentadoras do desfile, anunciaram os nomes das kengas. Uma a uma, as 49 estrelas foram entrando no palco. A apresentação só foi embaçada pela grossa chuva que forçou os presentes a procurar abrigo debaixo das marquises e lonas.

 

Após o ápice, a festa continuou com a banda de frevo comandada pelo mestre Nemias. Só alegria.

 

A+ A-