Estados Unidos: Bernie Sanders desiste de concorrer nas primárias democratas

Senador estava perdendo força à medida que o ex-vice-presidente Joe Biden ganhava apoios no partido.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Lucas Jackson/Reuters
Senador democrata Bernie Sanders, durante entrevista coletiva em Burlington, Vermont, no dia 11 de março.

O senador Bernie Sanders decidiu abandonar a campanha para a indicação da candidatura do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, segundo a rede de televisão americana CNN. A decisão ocorre após uma série de derrotas nas primárias nos Estados no mês passado e em dificuldades em obter apoio dentro do próprio partido.

Bernie Sanders anunciou que iria deixar a campanha após uma reunião com toda sua equipe nesta quarta-feira (8). Os resultados mais recentes mostravam que a série de vitórias do ex-vice-presidente Joe Biden no Centro-Oeste e no Sul dos Estados Unidos demonstrou o poder de sua coalizão, ancorada primeiro pelos eleitores negros e com eleitores brancos nos subúrbios e áreas rurais.

Sanders percebeu, também, que a onda de novos e mais jovens eleitores em que depositou a esperança de grande parte de sua candidatura não apareceu. Após os resultados em meados de março, os dois principais comitês de ação política democratas, Priorities USA e American Bridge, anunciaram que Biden era o candidato de fato.

Tags: Bernie Sanders Estados Unidos
A+ A-