Acidente em gravação: diretora morre após Alec Baldwin disparar arma cenográfica

Ator norte-americano não sabia que objeto estava carregado; diretora de fotografia Halyna Hutchins não resistiu aos ferimentos.

Da redação, Estadão Conteúdo ,
Reuters
Baldwin é conhecido por atuar na TV americana desde 1980. Ele chegou a receber um Emmy pela participação em programa de comédia.

A diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, morreu, nesta quarta-feira, 21, durante as gravações do filme Rust, no Novo México. Conforme informações da polícia local, o ator norte-americano Alec Baldwin, 63, disparou acidentalmente a arma de fogo no set sem saber que o objeto estava carregado. O diretor do filme Joel Souza, 48, ficou ferido. O acidente aconteceu na Bonanza Creek Ranch, nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com as autoridades policiais, a cena contemplava o uso de uma pistola de apoio quando foi disparada. “Nós estamos tentando determinar que tipo de projétil foi usado na arma de fogo”, afirmou o representante da polícia local. Nenhuma pessoa foi presa na ocasião, mas uma investigação foi aberta para apurar o caso. 

“A produção foi interrompida por agora. A segurança do nosso elenco e da nossa equipe é nossa maior prioridade”, informou a equipe de Baldwin à imprensa norte-americana. O ator também é coprodutor do filme.

Hutchins foi levada em um helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, mas não resistiu aos ferimentos. Souza foi atendido em uma unidade médica de Santa Fé e foi liberado. 

"O Sr. Baldwin foi interrogado por detetives. Ele deu declarações e respondeu às perguntas. O ator veio voluntariamente e deixou o prédio depois que o interrogatório acabou", relatou um porta-voz do Departamento do Xerife do Condado de Santa Fé. 

O ator de 63 anos foi "visto chorando" por um repórter do jornal Santa Fé Novo Mexicano que publicou uma foto sua que o mostra em estado de choque, na beira de uma rodovia próxima ao departamento da polícia. 

"Todo o elenco e equipe [do filme] estão absolutamente devastados pela tragédia de hoje e queremos transmitir nossas mais profundas condolências à família e aos entes queridos de Halyna", disse um porta-voz da produção em um comunicado. 

As patrulhas dirigiram-se ao local do acidente no início da tarde, após receber um pedido de emergência.

A revista American Cinematographer apontou Halyna Hutchins como uma das estrelas em ascensão da categoria, em 2019, de acordo com seu site. Hutchnis, que morava em Los Angeles, nasceu na Ucrânia e foi criada em uma base militar soviética dentro do Círculo Polar Ártico, segundo o portal. 

Os sets de filmagem costumam ter regras para o uso de armas de adereço, mas vários acidentes foram registrados.

Uma das tragédias mais conhecidas aconteceu durante as gravações do filme O Corvo, em 1993. O ator Brandon Lee moreu após o disparo de uma arma de fogo carregada incorretamente.

Produção independente, Rust conta a história de um adolescente de 13 anos que é procurado após o assassinato acidental de um fazendeiro. As gravações foram iniciadas em outubro e estavam programadas para seguirem até novembro. O elenco conta ainda com a atriz britânica Frances Fisher, conhecida por seu papel como Ruth DeWitt Bukater, a mãe de Rose (Kate Winslet) no filme Titanic (1997). 

Baldwin é conhecido por atuar na TV americana desde 1980. Ele chegou a receber um Emmy pela participação no programa de comédia Saturday Night Live, em que interpretava o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O ator também participou de filmes como “Missão Impossível” e “A Caçada ao Outubro Vermelho”.

Tags: acidente alec baldwin filmagem
A+ A-