Prefeito abre Semana do Meio Ambiente com programação virtual

Atividades pretendem despertar a população para uma maior consciência ambiental.

Da redação, Pre,
Reprodução

SELO-CORONA-100Nesta segunda-feira (1), a Prefeitura deu início à Semana do Meio Ambiente de Natal 2020, toda em formato virtual, para evitar os riscos da covid-19. O prefeito Álvaro Dias deixou mensagem por vídeo nas redes sociais da Prefeitura, convidando a todos os natalenses a interagirem com a programação do evento.

Com o tema “Biodiversidade Urbana: Natal preservando seus espaços”, as atividades terão como objetivo despertar a população para uma maior consciência ambiental e discutir sobre os desafios que teremos pela frente, pós-pandemia. 

Coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), as atividades ocorrem entre os dias 1 a 6 de junho. São lives, oficinas, palestra, vídeos, um conteúdo diversificado voltado para o tema. “Quero  convidar a todos vocês a participarem da Semana do Meio Ambiente através das nossas redes sociais, porque como estamos em período de pandemia temos de nos precaver.  Entre no nosso instagram, facebook, twitter, youtube. Em todas as redes sociais, estaremos mostrando as ações da Prefeitura Municipal”, disse o prefeito. 

Além disso, ele destacou o projeto em curso, o “Planta Natal”, de “ampla arborização na cidade, que vai plantar 20 mil árvores”. E outras ações sempre “visando preservar a natureza e deixando a cidade cada vez mais arborizada, bonita e melhor de se viver. Vamos juntos curtir e participar da Semana do Meio Ambiente”, acrescentou. 

Outra importante ação lançada nesta manhã com a abertura do evento é  a Campanha de descarte de Lixo Eletrônico, que acontece até a sexta (5), de duas maneiras. A primeira modalidade por meio da ferramenta “Ecozap Lixo Eletrônico”, já a partir desta segunda (1), onde o cidadão que tiver algum lixo eletrônico e queira realizar o descarte pode fazê-lo, sem sair de casa. Basta  enviar uma mensagem para o WhatsApp (84) 99966-4010, com fotos dos resíduos, com o nome e o endereço de quem solicita, que  em até 24h uma equipe irá recolher o material em sua casa. 

E a segunda  com um Drive-thru,  na quinta (4) e na sexta-feira (5), de 8h às 12h, com dois pontos de coleta: Palácio dos Esportes, na zona Leste, e Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal. A ação ocorre em parceria com a Urbana e a Natal Reciclagem.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, enfatiza a importância do cidadão participar da Semana do Meio Ambiente para se atualizar e aprender sobre as questões ambientais, principalmente no momento em que vivemos, da pandemia da Covid-19. Segundo ele, tudo foi carinhosamente preparado para que a população reflita sobre a necessidade de preservar a biodiversidade dentro do espaço urbano e quais são os impactos e desafios pela frente.

“A questão ambiental impacta não somente na qualidade de vida, bem-estar e saúde quando ela não é olhada de forma adequada. Mas estamos vendo também, nesse contexto o impacto social e econômico que ela tem”,comenta Mesquita. 

Programação

A programação está diversificada e irá abordar ao longo da semana vários assuntos, entre eles as BioDicas, com orientações sobre aplicativos, livros e documentários com temática ambiental, para quem deseja assistir em casa neste período de isolamento social. Outra novidade é o Quiz Ambiental para os usuários interagirem e testarem seus conhecimentos sobre Meio Ambiente.  E ainda um momento de relaxamento com uma live “Yoga do Pôr do Sol, no Parque da Cidade, às 17h, no dia 5. 

Para discutir temas da atualidade, terá um Webinar para debater sobre “A importância dos parques urbanos na retomada do turismo”. A live que será transmitida pelo canal do Youtube da Prefeitura, na sexta-feira (5), às 9h, e contará com a participação do secretário da Semurb, Thiago Mesquita, do secretário de Turismo (Setur), Joham Xavier, e do diretor da Luck Receptivos, George Costa e como mediadora a professora do Departamento de Turismo da UFRN, Andrea Dantas.

Além disso, várias oficinas irão compor a programação da Semana, como a de Bonsai, de Brinquedos com material reciclável, como fazer uma horta orgânica para cultivo do tomate e apresentação de mamulengos. Também haverá exposição virtual “Passarinhada do Parque da Cidade”, que vai possibilitar a visualização de fotos e sons das aves que compõem a avifauna do parque. 


Assista ao convite do prefeito Álvaro Dias:
FE
Tags: abertura Álvaro Dias Biodiversidade Urbana Prefeitura do Natal programação virtual Semana do Meio Ambiente
A+ A-