Deputados debatem titularidade de terrenos em São Rafael

Passados 30 anos da reconstrução, moradores do município ainda lutam pelo título de suas residências.

Da redação, Assembleia Legislativa,

Fernando_-mineiro_al_370A luta dos moradores do município de São Rafael, na região do Vale do Assu, pela titularidade de suas casas, foi abordada hoje (25) pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT). A cidade possui cerca de 30 anos e foi reconstruída após ter sido inundada pelas águas da barragem Armando Ribeiro Golçalves. De acordo com o parlamentar, os 720 moradores oriundos da antiga são Rafael tiveram suas casas reconstruídas, mas até hoje não receberam a posse dos terrenos que ocupam.

Os deputados Fernando Mineiro e George Soares (PR) participaram de audiência pública para debater o tema e buscar soluções para os moradores da região. “É uma situação surrealista essa dos 720 moradores que passados 30 anos não têm a titularidade das casas”, declarou Fernando Mineiro.

De acordo com o deputado do Partido dos Trabalhadores, todos os vereadores da cidade, o prefeito e o vice-prefeito, o ex-prefeito, além de diversas lideranças comunitárias participaram da discussão. “Nos comprometemos a retomar e dar continuidade a essa luta. Estamos tentando falar com a direção do Dnocs desde ontem e ainda não consegui. Já liguei várias vezes. Parece ser mais fácil falar com a direção nacional do que com a daqui. Vou em busca da direção nacional”, afirmou.

Convite
Fernando Mineiro aproveitou para convidar os deputados presentes a participarem da audiência pública sugerida para discutir a proposta do governo de reduzir de 22% para 11% a alíquota da contribuição para a previdência dos servidores estaduais. A audiência pública será amanhã (26), a partir das 15h, no plenarinho da Assembleia Legislativa.

A+ A-