Assembleia Legislativa adia novamente a votação da reforma da Previdência

Governadora Fátima tentou se reunir com deputados de maneira presencial para tratar tema.

Flávio Oliveira,
Reprodução/Youtube
Deputados adiaram novamente a reforma da Previdência e comentaram tentativa de reunião da governadora Fátima Bezerra sobre tema.

A Assembleia Legislativa adiou mais uma vez a votação da reforma da Previdência por falta de quórum na sessão virtual realizada nesta quarta-feira (22). Apenas 12 deputados dos 15 necessários para deliberação participaram da videoconferência.

Durante a videoconferência, alguns deputados comentaram a tentativa da governadora Fátima Bezerra (PT) de realizar uma reunião presencial com todos os deputados para tratar da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera as regras para aposentadoria no Estado.

O deputado Kelps Lima (Solidariedade) considera o ato antidemocrático.“Fui cordialmente e legitimamente convidado pelo líder do governo na Assembleia para participar de uma reunião sobre a reforma junto à governadora. Em razão da pandemia, indaguei se a reunião poderia ser online, mas a resposta foi negativa, alegando que seria uma reunião presencial e fechada. É realmente contraditório. Fátima defende uma votação online da PEC, mas quer reunião fechada com os deputados”, questionou. Os deputados Nélter Queiroz (MDB) e José Dias (PSDB) também foram contrários ao encontro presencial e “a porta fechadas”.

Já o líder do governo na Casa, deputado George Soares (PL) justificou a iniciativa da chefe do Executivo como uma maneira de ampliar o diálogo para que se chegue em um consenso sobre o tema.

Estados e municípios têm até 31 de julho de 2020 para se adequarem às novas regras previstas na reforma da Previdência. O cumprimento da reforma da Previdência é exigência para que estados e municípios tenham o Certificado de Regularidade Previdenciária, necessário para receber transferências voluntárias da União e fazer financiamentos com bancos públicos federais.

Tags: Assembleia Legislativa Reforma da Previdência
A+ A-