Em menos de 48h, mais uma criança morre com suspeita de pneumonia no RN

Casos estão sendo investigados pela Secretaria de Estado e Saúde Pública.

Da redação, G1/RN,
Reprodução / G1/RN
A criança voltou para casa e continuou com sintomas, segundo familiares.

Uma criança de 1 ano morreu com suspeita de pneumonia na madrugada desta sexta-feira (21), no Hospital Regional de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste potiguar. Essa é a segunda morte de criança com suspeita de pneumonia na unidade em menos de 48 horas.

Maria Heloísa Fontes de Freitas, de 1 ano, faleceu menos de 24 horas após dar entrada na unidade. De acordo com uma tia, durante a semana ela teve febre e foi levada pelos pais ao hospital.

“Deram uma injeção de dipirona e mandaram ela para casa”, contou Liduína Freitas.

A criança voltou para casa e continuou com sintomas, segundo familiares. Nessa quinta-feira (20), os pais levaram a menina novamente ao hospital.

“Eles deram uma injeção e logo depois ela começou a ter diarreia e ficar roxa. Levaram ela pra UTI e intubaram”, contou Liduína.

Por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (21), os familiares foram informados sobre a morte da menina. “Ninguém sabe ainda o que foi que aconteceu”, disse a tia.

Maria Heloísa Fontes de Freitas completou 1 ano na última terça-feira (18). Ela morava em Pau dos Ferros com os pais.

O Hospital Regional de Pau dos Ferros publicou nas redes sociais uma nota oficial lamentando a morte da criança e alertando a população do município a manter cuidados contra a doença.

“Fazemos um apelo à toda população do Alto Oeste para se cuidarem. Usem máscaras, evitem aglomerações, se estiverem com síndromes gripais, por favor, mantenham isolamento. Em caso de quadro com síndromes gripais não saiam de casa. Não é só a Covid, a Influenza também pode acarretar a síndrome inflamatória sistêmica, e isso pode prejudicar nossas crianças”, diz a nota.

Em outra nota, a direção confirmou que a criança chegou ao setor de pediatria do hospital “apresentando quadro de síndrome gripal, com uma infecção grave, não apresentou melhora em nenhum momento”. A direção disse também que as duas crianças fizeram testes com resultado negativo para Covid-19.

A Sesap informou que vai realizar uma reunião de emergência com a equipe do hospital. A suspeita é que a criança tenha sido vítima de uma pneumonia, mas a pasta informou que vai aguardar a conclusão das investigações da causa da morte para se pronunciar.

A Secretaria também está investigando a causa morte de uma menina de 2 anos na tarde desta quarta-feira (19). Ela estava com sintomas gripais, foi intubada, mas não resistiu. A pasta também aguarda resultado de testes para Covid-19 e influenza que foram feitos na criança.

Em nota, a secretária de saúde de Pau dos Ferros lamentou as perdas das famílias e informou que as duas crianças não passaram pelo serviço de saúde da rede municipal.

“No entanto, devido a situação preocupante, a equipe da secretaria está reunida desde cedo para decidir algumas estratégias. Entre as medidas que estão sendo articuladas, está a instalação de um ambulatório para atender apenas crianças com sintomas gripais. A medida deve auxiliar na assistência específica e fornecer dados concretos para a avaliação do cenário no município”, informou a secretaria, que ainda pediu celeridade a Sesap na investigação desses casos.

Tags: casos suspeitos criança Investigação pneumonia Saúde
A+ A-