Verão combina com peixe assado e tomates marinados

Peixe vai inteiro para o forno ou a grelha, recheado com limão e tomilho, enquanto os tomatinhos nem precisam ser cozidos.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Evan Sung/NYT
Peixe assado ou na grelha com tomates marinados combina para um bom almoço ou mesmo como tiragosto acompanhado de uma cerveja gelada.

No verão, todo mundo procura uma receita descomplicada, leve e saborosa que interfira o mínimo possível na fórmula peixe- tomate, tão comum na cozinha grega.

Assim, em vez de cozinhar os tomates, nesta receita você deve mariná-los. Opte também por grelhar ou assar o peixe, e não por cozinhá-lo. Acredite, nem o peixe nem os tomates darão trabalho no preparo.

Comece com os tomates, embebendo-os em azeite, vinagre, alho, pimenta jalapeño e orégano. Enquanto esses ingredientes liberam seus sucos, volte sua atenção para o peixe.

Robalo, badejo ou mesmo truta são boas opções. Escolha um peixe de tamanho médio, ou dois - dê preferência comprando no mercado local e obviamente fresco. Se o seu peixeiro for bom, peça para limpar e tirar as espinhas. No vídeo abaixo, você pode ver como fazer.



Mas, caso não queira arriscar, apenas limpe e tire a barrigada. Recheie com fatias de limão e tomilho e asse ou grelhe até a pele ficar crocante.

Quando o peixe estiver no ponto, os tomates terão virado um molho adocicado, semelhante a um vinagrete. O gosto picante complementando perfeitamente a fragrância deste peixe de pele crocante.

Ingredientes:

2 xícaras de tomates-cereja cortados ao meio
1/4 de xícara de azeite (ou mais, se precisar)
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
1 colher (sopa) de pimenta jalapeño macerada
1 colher (sopa) de orégano fresco, ou 1 colher (chá) de orégano seco
4 dentes de alho fatiados
Sal e pimenta-do-reino
1 peixe grande ou 2 menores, sem espinhas e limpo
1 limão fatiado
4 a 6 ramos de tomilho

Modo de preparo:

Esquente o forno a 230°C ou ponha uma grelha em fogo médio/alto, a 10 cm do fogo.

Misture os tomates, 2 colheres (sopa) de azeite, vinagre, pimenta, orégano, umas fatias de alho e uma pitada de sal e pimenta-do-reino em uma vasilha grande; deixe descansar a temperatura ambiente por 20 a 30 min. Enquanto isso, com uma faca afiada, faça três ou quatro cortes profundos em diagonal e paralelos de cada lado do peixe.

Tempere o interior do peixe com sal e pimenta, depois recheie com o alho restante, fatias de limão e ramos de tomilho. Esfregue o lado externo do peixe com as 2 colheres de azeite restante e polvilhe com sal e pimenta.

Ponha o  peixe numa assadeira e cozinhe por uns 20 min. (vai depender do tamanho do peixe). Se for grelhar, grelhe por uns 5 a 8 minutos, até ficar firme o suficiente para virar; vire e cozinhe o segundo lado por mais 5 a 8 minutos.

Assado ou grelhado, o peixe estará pronto quando o exterior estiver crocante e uma faca fina atravessar a carne facilmente.

Prove a mistura de tomate e acerte o tempero, pondo mais se necessário.

Sirva o peixe coberto com os tomates e seu suco.

Tags: Gastronomia
A+ A-