Restaurante de culinária brasileira é o novo empreendimento em Los Angeles

Caboco, da seridoense Clija Chait, tem como conceito apresentar internacionalmente ingredientes genuinamente brasileiros

Da redação,
Divulgação
Caboco é construir um menu que represente o Brasil, explorando a pluralidade de ingredientes da gastronomia tupiniquim.

Morando nos Estados Unidos há 5 anos, a seridoense Clija Chait comemora a inauguração do seu novo empreendimento, o restaurante Caboco, que ocorreu na última quinta-feira (8). Levar a culinária e os sabores brasileiros para uma das mais vibrantes capitais gastronômicas dos EUA, Los Angeles, sempre foi seu sonho, que se torna realidade graças a parceria com o premiado chef brasileiro, Rodrigo Oliveira.

O Caboco tem como conceito apresentar internacionalmente ingredientes genuinamente brasileiros e celebrar a incrível diversidade das cozinhas regionais do Brasil, do Nordeste à Amazônia.

A proposta do Caboco é construir um menu que represente o Brasil, explorando a pluralidade de ingredientes da gastronomia tupiniquim com um toque contemporâneo. Entre os destaques do cardápio estão o dadinho de tapioca, criação do chef Rodrigo Oliveira, pastel, moqueca de caju, casquinha de siri e mocofava.

Também será apresentada a cultura dos bares brasileiros com uma carta de bebidas com várias opções de drinques à base de cachaça, incluindo a nossa famosa “caipirinha”.

O restaurante está localizado em um prédio histórico, no famoso edifício Biscuit Building, no Arts District, no centro de Los Angeles, um bairro cool, moderno e cheio de artistas. O ambiente do Caboco, desenhado por uma das maiores designers da Califórnia, Alexis Readinger, fundadora da Preen INC, apresenta um espaço descontraído e alegre.

Além de Clija Chait e de Rodrigo Oliveira, o restaurante contará com a experiência do renomado restaurateur americano, Bill Chait, marido de Clija e de outro chef brasileiro, o Victor Vasconcellos.

“Estamos com ótimas expectativas para o Caboco e esperamos o melhor pra essa nova empreitada. O restaurante será um sucesso, o conceito é jovem, a comida tem o toque e o talento do Rodrigo. Sentimos que estamos no lugar certo, abrindo no momento oportuno e com muita esperança que é a força característica de nós brasileiros. Estou muito animada por trazer a culinária brasileira para os EUA e radiante por estar rodeada de amigos queridos”, disse Clija Chait.

Caboco2-H

Cultura genuína e encantadora para Los Angeles

Bill Chait é um restaurateur que está envolvido na indústria de restaurantes há quase 33 anos, período em que desenvolveu e operou vários conceitos de restaurantes de sucesso. Admirado no cenário gastronômico norte-americano ou mundial, Chait é o presidente da Tartine Bakery e também responsável por restaurantes, incluindo Bestia, Tesse, Petty Cash, Republique, Otium e o Varro Venice, espaço com conceito argentino inaugurado recentemente também.

A ideia de ter um restaurante de comida brasileira já estava presente nos planos do empresário, que conta que já tinha ouvido, de alguns amigos do ramo da gastronomia, sobre um chef talentoso, jovem e determinado, Rodrigo Oliveira. “Não contei história, na primeira oportunidade que tive fui ao Brasil acompanhado de um amigo que me apresentou o Rodrigo, ali senti que eu queria trazer o sabor brasileiro para Los Angeles e apresentar essa culinária de uma forma diferente. Tivemos vários contratempos durante a caminhada de abertura desse conceito, mas hoje olho e vejo tudo se concretizar e sinto que estamos no caminho certo.

A abertura do Caboco é a consagração de um a ideia e de muitos sonhos em torno desse projeto. Eu gosto de olhar anos à frente, e para o Caboco consigo enxergar não só sucesso, mas ensinamentos de uma cultura genuína e encantadora para o nosso povo em Los Angeles”, explica Bill Chait.

Clija-H

Sobre Clija Chait

Clija é uma nordestina de Cerro Corá, interior do Rio Grande do Norte, que aos 18 anos se mudou para a capital Natal, onde teve suas primeiras experiências de trabalho na área da gastronomia trabalhando em bares, fazendo e servindo coquetéis, depois passou para a parte administrativa da gestão de restaurantes. Aos 24 anos foi morar em São Paulo, cidade que lhe abriu um mundo de possibilidades nesse ramo. Na época, trabalhou na administração e gestão de restaurantes italianos.

Em 2016, ela foi viver em Los Angeles e, quando se trata de alta gastronomia, a empresária vem ganhando cada vez mais espaço e nos últimos anos tornou-se sócia de alguns dos maiores restaurantes da Califórnia, tais como: Tesse Restaurant, Mian Taste, Tartine Bakery e, uma das mais renomadas lojas de vinhos de Los Angeles, a Boutellier Wines.

Hoje, ao lado do renomado restaurateur americano com mais de 30 anos de experiência, Bill Chait, com quem é casada, Clija está à frente de mais de 20 empreendimentos nos Estados Unidos e Coreia do Sul, entre restaurantes, bares, loja de vinhos e padaria.

Morando nos Estados Unidos há pouco mais de cinco anos, ela diz que sua história na gastronomia foi influenciada principalmente pelos seus avós Ana Maria e João Duarte, aos quais carinhosamente se refere como "mãe e pai". “Vivi uma infância linda, criada pelos meus avós, onde tive o prazer de aprender com eles sobre a gastronomia nordestina. A minha visão de gastronomia sempre foi de usar o pouco que temos e transformar em algo bem apresentável e extremamente saboroso”, disse.

Tags: Caboco Clija Chait culinária brasileira Los Angeles novo empreendimento
A+ A-