Lombo com laranja-bahia, o prato perfeito para um almoço de verão

Saia do tradicional aproveitando um prato de sabor intenso e muito perfumado, perfeito para o período.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Patrícia Ferraz/Cerâmica Muriqui
Lombo com laranja-bahia tem um sabor marcante e cai muito bem para almoçar com a famíliar durante o verão.

Perfeito para um almoço de verão, esse lombo tem três etapas de preparação -- e vale cada uma delas. Primeiro, você tempera e deixa marinando. Segundo, sela e cozinha na panela de pressão, com os líquidos da marinada. Por último, é só finalizar no forno, em uma assadeira ou panela com tampa.

A laranja-bahia tem sabor intenso e deixa o prato super perfumado, sem ser adocicado, além de colorido e lindo. Um aviso: se puder deixar a carne na marinada durante a noite, ótimo. Senão, duas ou três horas já emprestam sabor.

Ingredientes:

1 lombo inteiro, bem limpo;
2 xícaras (de chá) e mais uma colher (de sopa) de vinho branco seco;
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon;
4 laranjas-bahia (são duas espremidas, para a marinada, e mais duas para tostar na chapa);
1 ramo de alecrim;
3 dentes de alho;
1 xícara (chá) de água e mais 1 colher (de sopa) de água;
2 colheres (sopa) de óleo;
Sal;
1 pimenta dedo-de-moça;
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo:

Descasque e pique os dentes de alho, esmague e misture com sal para fazer uma pasta. Esfregue a pasta pela superfície do lombo e faça furos com a ajuda de um garfo.

Prepare a marinada direto em uma vasilha ou um saco plástico grande, que comporte a carne e os temperos. Raspe a casca de duas laranjas, esprema o suco, junte o vinho, as pimentas, a mostarda e o alecrim. Misture bem com o lombo. Ponha na geladeira e deixe marinar por pelo menos duas horas.

Aqueça o óleo em uma panela de pressão, tire a carne da marinada e ponha na panela. Deixe grelhar, virando aos poucos, até formar uma crosta delicada em todos os lados.

Despeje a marinada na panela, junte a xícara de água, tampe e conte 30 minutos depois que pegar pressão.

Tire a carne da panela, ponha numa tábua e espere esfriar para cortar fatias grossas.

Volte a panela para o fogo, ponha uma colher de vinho e uma colher de água, deixe aquecer e raspe o fundo da panela, para formar um molhinho. Recolha o molho e reserve.

Corte em rodelas as 2 laranjas restantes e “queime” em uma chapa quente ou frigideira: aqueça bem a superfície e ponha as fatias de laranja, sem mexer, até tostar, apenas de um lado só. Tire do fogo e reserve.

Acomode as fatias de carne em uma panela com tampa que possa ir ao forno, ou em uma assadeira, intercalando com as fatias de laranja tostada.

Tampe a panela, ou cubra a assadeira com papel alumínio, e leve ao forno preaquecido a 180ºC. Asse tampado por 10 minutos e mais 10 minutos sem tampa, para dourar a superfície.

Aqueça o molho, na hora de servir, aqueça o molho e despeje sobre a carne.

Tags: Gastronomia
A+ A-