Inove preparando um filé-mignon suíno com laranjas em calda e tomilho

Aproveite a versatilidade da carne de porco com outros saborosos ingredientes.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Codo Meletti/Estadão
Como a carne bovina tem saído salgada para os brasileiros, preparar um filé-mignon suíno é uma boa dica para manter o sabor à mesa.

Em um período em que a carne bovina tem pesado no bolso dos brasileiros, a ideia é buscar outras alternativas de proteína, sem abrir mão do bom gosto à mesa. A carne de porco, além de suculenta e saborosa, é muito versátil. Com diferentes cortes (bisteca, pernil, costelinha, barriga, lombo...), funciona bem em diferentes preparos. Nessa receita, resolvemos trazer a clássica combinação com a laranja.

O filé é temperado com ervas, sal grosso e açúcar demerara. Já a calda, feita de laranja, tomilho e vinho branco. A receita é um pouco demorada, mas acredite: vale muito à pena!

Ingredientes:

Para a calda: 
4 laranjas
3 folhas de louro
12 grãos de pimenta-do-reino
2 e 1/2 xícaras, aproximadamente, de azeite de oliva extravirgem
3/4 de xícara de vinho branco seco
2 colheres (chá) de sal grosso
 
Para o filé suíno:
1 kg de filé-mignon suíno
8 rodelas de laranja em calda
2 colheres (sopa) de tomilho
1 colher (sopa) de sal grosso
3 colheres (sopa) de açúcar demerara 

Modo de preparo:

Calda

Corte duas laranjas ao meio, esprema o suco e reserve.

Corte as duas outras laranjas em rodelas finas sem descascar, coloque-as numa panela com o louro, a pimenta, 3 colheres (sopa) de azeite, o vinho branco, o suco das laranjas espremidas e ponha água até cobrir as laranjas.

Leve para ferver, abaixe o fogo e cozinhe por uns 25 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar no líquido.

Ponha as laranjas em um recipiente pequeno, cubra com azeite e feche. Guarde na geladeira por até uma semana.

Filé suíno

Ponha a carne numa superfície de trabalho, polvilhe o sal grosso e metade das folhas de tomilho, espalhe por cima o açúcar, apertando firme.

Aqueça uma chapa de ferro fundido grande até que uma gota de água jogada na superfície evapore imediatamente e chie. Coloque, com uma espátula grande, o filé-mignon na chapa com o açúcar virado para baixo. Cozinhe sem mexer por uns 5 minutos. Se o açúcar começar a queimar, abaixe o fogo e, se precisar, ponha mais açúcar.

Espalhe na mesma chapa, mais para o canto, uma colher (sopa) de açúcar e ponha as rodelas de laranja. Deixe uns minutos e vire as rodelas.

Vire a carne, para dourar todos os lados, o que deve levar mais uns 15 minutos.

Passe a carne para uma tábua de cortar e deixe descansar por 10 minutos, coberta com papel alumínio, sem apertar, antes de cortar. 

Tempere com sal e o restante das folhas de tomilho e ponha na travessa de servir, acompanhando com as rodelas de laranja.

Tags: Gastronomia
A+ A-