Gelado de chocolate com castanha para surpreender no Dia das Mães

Em tempos de isolamento social, nada como o conforto da memória afetiva.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Filipe Araújo
Gelado de chocolate com crocante de castanha vai surpreender sua mãe nessa quarentena.

Neste Dia das Mães, por causa da quarentena, muitas mães e filhos não poderão estar juntos para se abraçar. Com esse cenário, não há nada melhor do que comida – um prato especial para confortar e transmitir, mesmo de longe, carinho e amor. Que tal preparar um gelado de chocolate com crocante de castanha e surpreender a sua rainha? Confira a receita:

Ingredientes

Gelado:

200g de manteiga sem sal

200g de chocolate meio amargo, quebrado em pedaços médios

1 gema

1/3 de xícara de açúcar

2/3 de xícara de leite

Raspas de 1 fava de baunilha
 
Crocante:

1 xícara de castanha-do-pará, quebrada em pedaços

1/2 xícara de mel

1 pitada de sal

Manteiga para untar

Preparo

Gelado:

1 - Bata a manteiga até ficar bem fofa e cremosa, reserve.

2 - Coloque o chocolate numa tigela média e reserve.

3 - Misture, em outra tigela, a gema, metade do açúcar e reserve.

4 - Aqueça o leite com o restante do açúcar e a baunilha. Quando ferver, despeje na tigela da gema e misture. Passe a mistura para uma panela e, sempre mexendo com uma colher de pau, deixe no fogo apenas até surgirem bolinhas nas laterais, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher, mas sem ferver. Imediatamente, despeje o creme na tigela do chocolate e mexa até obter um creme liso e brilhante. Espere amornar. Com delicadeza, junte a manteiga.

5 - Ponha a mistura em uma fôrma de uns 20 cm de diâmetro (não precisa ser de fundo removível, pode ser uma assadeira comum) e leve ao freezer por pelo menos 3 horas ou até por 1 semana. Se preferir, faça em uma tigela que possa ir à mesa, assim não precisará desenformar.

Crocante:

1 - Unte com manteiga a lâmina de uma espátula e uma superfície de mármore de uns 40 cm (ou separe um tapete de silicone).

2 - Coloque as castanhas numa frigideira seca e vazia. Aqueça até que estejam secas e perfumadas. Em seguida, transfira para uma tigela. Na mesma frigideira, aqueça o mel e o sal, deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, misture as castanhas, despeje na superfície untada e espalhe com a espátula. Se quiser, prepare um caramelo com 1 xícara de chá de açúcar comum e misture as castanhas.

3 - Deixe amornar, solte a placa de castanhas caramelizadas e quebre em pedaços pequenos (ou bata no processador, se preferir uma farofa grossa com pedacinhos dourados).

Dica: O melado pode ser um ótimo substituto do mel para caramelizar as castanhas. O crocante ficará menos brilhante, mas mais saboroso. Ou, se quiser, prepare um caramelo com 1 xícara (chá) de açúcar comum e misture as castanhas.

Finalização:

1 - Retire a fôrma do freezer meia hora antes de servir e mergulhe com cuidado em uma panela com água fervente, para o gelado se soltar totalmente do fundo e das laterais.

2 - Desenforme sobre um prato raso. Deixe repousar por uns 30 minutos e sirva com o crocante (se quiser, decore também com raspas de chocolate).

Tags: Dia das Mães gastronomia gelado de chocolate com crocante de castanha
A+ A-