Circuito Gastronômico de Natal começa quinta-feira

Evento acontece de 14 a 17 de novembro. Programação será gratuita e vai incluir palestras para o público, oficinas interativas, cozinha ao vivo e degustações.

Gerlane Lima,
Secom/PN

A cozinha do Rio Grande do Norte e seu caldeirão de sabores realçados pelo encontro das culturas indígena, ibérica e africana, será tema de um diálogo para lá de saboroso. De 14 a 17 de novembro, acontece o I Circuito Gastronômico de Natal. O evento, promovido pela Prefeitura do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes, integra o calendário do Roteiro dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN e abrange vários bairros de Natal, em atividades de qualificação profissional, entretenimento e valorização da gastronomia potiguar.

Dividida em pólos de atividades, a programação será gratuita e incluirá palestras para o público, oficinas interativas, cozinha ao vivo, degustações, quiosques de especialidades e concursos.

O circuito também integra festivais parceiros como o 10º Festival Pratodomundo, no Beco da Lama e Adjacências, que terá início dia 16; e o Circuito Festa do Camarão, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) nos restaurantes da cidade, até dia 31 de dezembro.

O Circuito contará com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e terá parcerias de Serviço Brasileira de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae/RN), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), Flor de Sal-Cinsal, TecNox, Lojão das Carnes, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Canessa & Montanares, Supermercado Nordestão e SAMBA. A produção do Circuito é da Lógica Eventos Culturais e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte); e os festivais parceiros terão realização da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Abrasel.

Programação
O início das atividades será na Praça das Flores (Petrópolis), com a cozinha ao vivo, o pavilhão de quiosques para degustações e o concurso “Duelo dos Curiosos”.

Mais atividades em Mãe Luíza, com oficinas para a comunidade e o concurso de culinária caseira “Prato de Mãe”. Também está programada uma oficina no Mercado do Peixe sobre manipulação do pescado, cortes e produtos com potencialidades gastronômicas, além de visita com oficina na Feira do Alecrim. No Beco da Lama, a programação terá oficinas no sábado, a partir do dia 16.

A “Cozinha Show” e os quiosques de degustação serão montados na Praça das Flores. Todas as tardes haverá o duelo de curiosos, um concurso com pessoas da cidade que adoram cozinhar. À noite, haverá oficinas com chefs profissionais do RN, de outros estados e de Portugal. A tenda tem capacidade para mais de 200 pessoas. O pavilhão vai estar equipado com mesas e cadeiras para degustações na Praça.

Os temas das oficinas giram em torno da cozinha autoral brasileira, ingredientes frescos, da preservação dos sabores e saberes, a valorização dos ingredientes nativos, além de histórias e origens das culinárias nordestinas (sertão e litoral), brasileira e suas conexões com Portugal.

3406Entre os nomes confirmados está a renomada chef e pesquisadora paulista Ana Luíza Trajano (Brasil à Gosto), um dos mais importantes nomes da cozinha autoral genuinamente brasileira. Ela participa de oficina e também vai autografar seu novo livro “Cardápios do Brasil” (editora Senac), fruto de uma pesquisa que durou mais de sete anos e várias expedições pelo Brasil.

Também ministrarão oficinas o chef português Paulo Matos (Aquapura Douro Valley) e a enóloga e produtora portuguesa Jacira Matos. No encontro das culinárias nordestina e portuguesa, a pesquisadora e chef Adriana Lucena fará palestra sobre as heranças da culinária potiguar.

De Pernambuco virá o chef Douglas Van Der Ley (“É!”). De Minas Gerais, o chef Marco Tullio Abras. De Natal, estão confirmadas as oficinas de Tadeu Lubambo, François Schimtt, Cacau Wanderley, Sanylle Faraj, a sommelier Adriana Dall Onder, Totoia, bartender Gueto, entre outros.

O evento conta com a coordenação de Walde Faraj e o cerimonial da cozinha será conduzido pelo Chef Arthur Coelho (noite) e Gabriel Camilo (tarde).

O Circuito Gastronômico de Natal vai envolver profissionais que atuam em vários segmentos da cadeia produtiva da gastronomia potiguar, além de incorporar a ações de entidades que já promovem o fomento e melhoria do setor.

I CIRCUITO GASTRONÔMICO DE NATAL
DE 14 A 17 DE NOVEMBRO
PÓLO PRAÇA DAS FLORES – PETRÓPOLIS

QUINTA-FEIRA, DIA 14
19h às 20h
Abertura do Circuito Gastronômico de Natal
Apresentação da Banda Sinfônica da Cidade do Natal
20h20 às 21h20
Palestra 1: “Cervejas Gourmet”
Fabiana DallOnder (Mestre cervejeira e sommelière)
Paranaense radicada em Natal, bacharel em turismo, formada pela Escuela Argentina de Sommeliers, em Buenos Aires, com título outorgado pela Escuela Superior de Hoteleria de Barcelona, Fabiana é consultora na área de vinhos e cervejas. Ela falará sobre o vasto universo das cervejas artesanais e sua aplicação na gastronomia.

Das 21h40 às 22h40 – Cozinha show
Oficina 2: “A cozinha viva de Tadeu Lubambo”
O chef do Camamo de Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, é autodidata e cozinha desde os 15 anos. Antes de ser dono de restaurantes (Camamo e há alguns anos o Beijupirá-PE), foi repórter fotográfico, por mais de 20 anos, da extinta revista Manchete. No seu refúgio em Tibau do Sul, pratica uma gastronomia criativa, exótica e fusion contemporânea, com ênfase nos ingredientes nordestinos em diálogos com outras cozinhas. Foi eleito em 2010 e 2011 como um dos cinco melhores restaurantes do Brasil, sendo o melhor do nordeste, pelo Guia Quatro Rodas. Em 2012, foi homenageado no Festival de Tiradentes-MG.

Das 23h00 à 00h00 – Cozinha Show
Oficina 3: Chef MarcoTúllio Abras (MG)
A tradição na cozinha vem da família e sua culinária é herdeira dos grandes fogões de Minas Gerais. Chef Marco Tullio é proprietário do Chefs Buffet Betim, também atua como relações públicas da ONG Juca, onde são desenvolvidos vários trabalhos sociais ligados à gastronomia e sustentabilidade. Ele relata que é possível explorar produtos brasileiros e é um amante deles, segue a linha slow food que é a preservação e valorização dos nossos ingredientes. Participou de vários festivais como Serra Negra – SP, Petrópolis Gourmet – RJ, Tiradentes – MG, Equipotel – PE, e trabalhos realizados com chefs renomados como Ivo Farias – MG, Vittorio Seritelli- Itália, Lucius Pompilli renomado Michelin –Itália.
Sexta-feira, dia 15/11/2013 – Praça das Flores

Das 19h00 às 20h00 - Tenda
Palestra: “Comidas daqui e d'além mar”
Adriana Lucena (Chef e pesquisadora)
As raízes da gastronomia do Rio Grande do Norte e a relação existente ate hoje com Portugal será o tema de sua palestra. Adriana é mestre em Política Agrícola pela Faculdade de Direito de Lisboa. Viveu quatro anos em Portugal, e pesquisou, paralelamente, a relação da gastronomia do semiárido nordestino à das regiões das Beiras. Estuda o seminário nordestino com especial atenção para a questão dos queijos artesanais. É chef de cozinha do Taiá Bistrô e ativista do Movimento Slow Food.

Das 20h20min às 21:20 – Cozinha Show
Oficina 1: Chef Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto, São Paulo-SP)
“Baião de três Frutos do Mar com leite de coco e crocante de coco”
Idealizadora do projeto Saberes do Brasil, iniciou em 2003 um trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileira. Percorreu o país em busca de mais conhecimento, de formas de preparo, de ingredientes e da importância cultural de cada prato. Fez imersões em mais de 400 cidades em 20 dos 26 estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte (com ênfase no Seridó).

21h40 às 22h20 - Tenda
Lançamento: Livro “Cardápios do Brasil” (Editora Senac), da chef Ana Luíza Trajano
A obra é fruto de dez anos de viagens da chef por mais de 7 Estados brasileiros – entre eles Minas Gerais, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul. Em 8 anos desde a inauguração de seu restaurante, especializado em cozinha brasileira, Trajano foi a 28 expedições em busca de novos ingredientes para realizar uma imersão na cultura gastronômica brasileira. Um total de 44 páginas são destinadas a um catálogo com 167 ingredientes brasileiros. O livro também apresenta 15 cardápios servidos no restaurante desde sua existência. E se completa com seções dedicadas a resgatar os processos culinários artesanais de produção, uma vez que muitos deles estão se perdendo. A chef e pesquisadora também lançou Brasil Agosto (Editora Melhoramentos).
[Sessão de autógrafos do livro na tenda]

Das 23h00 às 00h00
Oficina 2: “Cozinha de aconchego”
Chef Cacau Wanderley (A Cozinharia)
Cacau Wanderley nasceu em Natal, mas ainda pequena foi morar em Brasília e depois no Rio de Janeiro, pois o pai era funcionário do Banco do Brasil e atuava como implantador de agências. Conheceu a gastronomia quando foi comissária de bordo. É mestre em Administração, docente do curso superior de gastronomia e hospitalidade da UnP. Atualmente, comanda a quatro mãos (com o chef Gabriel Camilo) o restaurante de ‘confort food’ A Cozinharia. Trabalha basicamente com produtos orgânicos e transforma seu espaço em ateliê, sendo adepta da cozinha sustentável.

Sábado, 16/11/2013 – Praça das Flores
Das 19h00 às 20h00
Palestra: Enóloga Jacira Matos (Portugal)
Enóloga chefe e proprietária da Sociedade Agrícola Quinta do Vale do Buza – Lamego. O lugar é considerado a capital da Região de Turismo do Douro Sul e epicentro na produção de vinhos licorosos e espumantes

Das 20h20 às 21h20
Oficina 1: “Sabores do Douro”
Chef Paulo Matos, (Portugal)
Chef executivo do Almapura e Vale Abraão, do Hotel Aquapura Douro Valley. O chef é criterioso na escolha dos ingredientes, privilegiando a sazonalidade e a origem local dos produtos. Iniciou a sua carreira profissional em restaurantes e hotéis na zona de Braga.


Das 21h40 às 22h40
Oficina 2: Chef. François Schmitt
“Bobagem de Camarão”
Chef francês radicado no RN há mais de 15 anos, com 23 anos de carreira e passagens por vários estados como consultor e chef. Presta consultoria ao restaurante Camarões Potiguar. François vai preparar uma receita com o camarão potiguar, utilizando ingredientes orgânicos e 100% potiguares. A ideia é resgatar a cozinha local. Como todo bom francês, levanta bandeira de preservação dos modos de fazer ancestrais e pretende reforçar o uso da panela de barro e da colher de pau como elementos fundamentais para a cozinha regional.

Das 23h00 às 00h00
Oficina 3: Douglas Van Der Ley – Chef (Pernambuco)
O mais contemporâneo e ousado entre os chefs nordestinos, Van Der Ley faz uma cozinha lúdica, reinventando a culinária nordestina e dialogando com outras culturas. Neto de holandeses, que fez fortuna com a cana-de-açúcar, começou a cozinhar graças ao hábito comum a todos de seu círculo familiar. Estudou gastronomia na Le Cordon Bleu, em Paris, e estagiou com o renomado chef espanhol Ferran Adriá, no El Bulli. Antes de ser chef, atuou como comissário de bordo e teve a oportunidade de viajar pelo mundo. Foi dessa experiência profissional que encontrou a inspiração para seguir carreira. A estreia aconteceu com o Okinawa, um restaurante japonês que revolucionou Recife e lhe rendeu os primeiros prêmios. Hoje, comanda a cozinha do E!, em Recife. Para ele, o uso de um ingrediente não pode ficar limitado ao básico e óbvio.

Os intervalos tem tolerância de 20 minutos para o pré-preparo

Sábado, 16/11/2013 – Praça das Flores
18h – Cozinha Show/Tenda
Oficina infantil com Eva Ferreira


Tendas de especialidades (todos os dias, a partir das 18h)
Praça das Flores
Tenda de drinks – Gueto (Bartender e mixologista)
Tenda do cafezinho – São Braz
Tendas de comidinha: cortes e grelhados – Chef Rodrigo Santana
Tenda de comidinhas: Portugal: Chefs Jorge Sequeira e Elideuma Marinho (Real Clube do Bacalhau)
Tenda de comidinhas: cozinha regional – Totoia
Tenda de comidinhas: raízes – Chef Walter Dantas
Tenda: cozinha de boteco- Chef Ítala Selda (Ateliê Culinário)
Tenda de vinhos- Canessa e Montanares e Mediterrâneo Buffet

Concurso: Duelo dos curiosos – Tenda/Cozinha Show
Sexta-feira, dia 15
Das 15h às 16h
Flávio Augusto X assistente
Das 16h20 às 17h20
Edson Faustino x Marco Antônio Gurgel
Das 17h40 às 18h40
Getúlio Soares X ajudante

Sábado, dia 16
Das 15h00 às 16h00
Ivanoide Maia x Gerson
Das 16h20 às 17h20
Fred Queiroz x assistente

Das 17h40min às 18h40min
Moisés Pereira x assistente

Domingo, dia 17
Das 15h00min às 16h00min
Mucio Sá X Assistente

Das 16h20min às 17h20min
César Revoredo x Simone Farret

18h - Oficina infantil
20:00 Resultado do concurso

OUTRAS ATIVIDADES E FESTIVAIS PARCEIROS

15/11/2013 – Sexta-feira
10h – Mercado do Peixe/Rocas
Oficina: Manipulação, cortes, aproveitamento do pescado e ingredientes da pesca
Participação SEBRAE/RN e chefs

15/11/2013 – Sexta-feira
15h – Mãe Luíza
Concurso: Prato de Mãe/Culinária Caseira

16/11/2013 – Sábado
10h - Feira do Alecrim
Oficina: Chefs na Feira
Cozinha de minuto, compras e ingredientes
Participação: Chefs e Lógica Eventos

16, 23 e 30 de novembro – Sábados
10 Festival Pratodomundo – Centro Histórico, Cidade Alta
Promoção: Samba (Sociedade dos amigos do Beco da Lama e Adjacências)
.Oficinas
.Shows musicais
.Chef consultor: Alexandre Gurgel
Oficina 1: Prato: Viajando o Sertão
Baião de todos: linguiça do sertão, arroz da terra, feijão verde, queijo coalho e manteiga do sertão.
Oficina 2: Prato: Descarado de Carne de Sol
Carne de sol desfiada na nata com purê de macaxeira.
Oficina 3: Prato: Paçoca de Charque
Guarnecida por banana da terra salteada na manteiga do sertão.

BARES / RESTAURANTES PARTICIPANTES DO PRATODOMUNDO
Bar e restaurante do Pedrinho
Bar Inverno e Verão
Bar e restaurante de Nazaré
Bardallo's comida & Arte
Bar e restaurante do Zé Reeira
Bar encontro dos Boêmios
Bar do Coelho
UTI do Caldo
08/11/2013 a 31/12/2013
I Circuito Festa do Camarão – Abrasel/RN
Restaurantes da Cidade


A+ A-