Camada por camada: veja como fazer uma lasanha à bolonhesa do zero em casa

Preparar a massa fresca e os molhos exige paciência e uma pitada de perseverança.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Divulgação
Para fazer uma lasanha do zero em casa você vai precisar de tempo, paciência e, acredite, pouca habilidade na cozinha.

Não, não está faltando presunto nem mussarela nos ingredientes da receita. É que a lasanha clássica, feita como na Itália, leva apenas massa fresca (amarela, com farinha e ovos, ou verde, com espinafre), molho bechamel, molho bolonhês - que nada mais é do que um ragu de carne moída bem saboroso - e parmesão.

Para fazer uma lasanha do zero em casa você vai precisar de tempo, paciência e, acredite, pouca habilidade na cozinha. Basta seguir o passo o passo direitinho que vai dar certo.

Confira a seguir a receita:

Ingredientes

Massa fresca

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo

2 ovos grandes

Molho de carne

1 colher (sopa) de azeite

3 colher (sopa) de manteiga

½ xícara (chá) de cebola picada

¼ xícara (chá) de salsão picado

¼ xícara (chá) de cenoura picada

350g de acém moído

Sal a gosto

Pimenta-do-reino moída na hora

1 xícara (chá) de leite integral

Noz moscada a gosto

1 xícara (chá) de vinho branco seco

1 e ½ xícara (chá) de tomates pelados italianos com seu suco 

Bechamel

3 xícaras (chá) de leite integral

6 colheres (sopa) de manteiga

4 e ½ colheres (sopa) de farinha de trigo

¼ colher (chá) de sal

+ ⅔ de xícara de parmesão ralado e manteiga para montagem

Preparo

Massa

1 -Faça um montinho com a farinha na superfície em que for trabalhar. Com uma colher, abra um buraco fundo no centro.

2 - Despeje os ovos dentro desse buraco. Com um garfo, bata os ovos ligeiramente e vá incorporando a farinha aos pouquinhos, até que os ovos não estejam tão ralos.

3 - Passe a trabalhar a massa com as mãos, agregando a farinha pouco a pouco. Se a massa estiver úmida, grudando nas mãos, acrescente mais farinha  - a quantidade depende da capacidade de absorção dos ovos e até da umidade (ou falta dela) da cozinha.

4 - Lave e seque bem as mãos. Afunde o polegar no centro da massa, que deve estar homogênea; se sair limpo, sem grudar em nada, não há mais necessidade de colocar farinha.

5 - Limpe a bancada para sovar a massa. Segure a massa com uma mão e, com a outra, empurre-a para frente pressionando contra a bancada. Dobre a massa ao meio, dê mais uma meia virada e, novamente, empurre a massa para frente. Repita a operação por oito minuto completos, até que a massa esteja tão macia quanto a pele de um bebê.

6 - Divida a massa em seis partes iguais. Achate cada parte com as mãos e passe pela máquina, com os cilindros ajustados na abertura maior. Dobre a tira duas vezes em ⅓ do seu comprimento e passe novamente pela máquina. Repita a operação duas ou três vezes com cada tira. Acomode as tiras, ainda grossas, em panos secos e limpos sem sobrepor as massas.

7 - Diminua a abertura dos cilindros gradativamente e vá passando as tiras pela máquina (dessa vez sem dobrar). Elas devem ficar com a espessura mais fina possível. Corte a massa em tiras de 20 cm de comprimento.

8 - Ferva 4 litros de água com uma colher (sopa) de sal. Mergulhe de quatro a cinco tiras de massa e cozinhe muito rapidamente (15 segundos). Retire da água fervente e mergulhe as massas numa bacia com água fria para interromper o cozimento.

9 - Disponha as massas cozidas sobre pano seco. Cubra as massas com outro pano seco e pressione levemente para secar as tiras. Reserve.

Molho de carne

1 - Refogue a cebola com o azeite e a manteiga em fogo médio até que fique transparente. Adicione o salsão e a cenoura e refogue por mais 2 minutos, mexendo.

2 - Adicione a carne moída, uma boa pitada de sal e de pimenta. Mexa bem até que a carne fique bem soltinha e perca a cor vermelha de carne crua.

3 - Adicione o leite e cozinhe em fogo brando até secar completamente. Tempere com uma pitada de noz moscada.

4 - Adicione o vinho e deixe cozinhar novamente até secar. Coloque os tomates (pode esmagá-los com as mãos) e o suco. Quando começar a borbulhar, abaixe o fogo e deixe o molho cozinhar o mais lentamente possível por 3h. Mexa de vez em quando. Acrescente ½ xícara de água durante o cozimento toda vez que o molho começar a secar.

5 - Prove o sal, corrija e reserve.

Bechamel

1 - Aqueça o leite  em fogo baixo até quase ferver.

2 - Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso em fogo baixo. Adicione a farinha e mexa. Cozinhe sem parar de mexer por cerca de dois minutos (não deixe a farinha escurecer). Retire do fogo.

3 - Adicione, aos poucos, meia xícara do leite aquecido à mistura de farinha e manteiga sem parar de mexer. Adicione mais meia xícara. Repita o processo até despejar todo o leite e obter um creme liso e cremoso.

4 - Volte a panela ao fogo, adicione o sal e cozinhe mexendo sem parar até que fique um molho denso e grosso. Reserve.

Montagem

1 - Preaqueça o forno a 200°C.

2 - Unte um refratário com manteiga e espalhe na base uma colher (sopa) do bechamel.

3 - Forre o fundo com uma camada de tirar de massa, cortando-as para se ajustarem ao tamanho exato de refratário.

4 - Misture o molho de carne e o bechamel. Espalhe uma fina camada sobre a massa. Polvilhe um pouco de parmesão ralado e cubra com mais uma camada de massa. Repita o processo até obter ao menos seis camadas de massa.

5 - Termine com uma camada de molho, parmesão e cubinhos de manteiga. Dica: deixe massa sobrando para fora do refratário, para ficar crocante e dourada.

6 - Asse a lasanha na grade mais alta do forno por, no máximo, 15 minutos (ou até que ganhe uma leve crosta dourada). Retire do forno, deixe descansar por 10 minutos e sirva.

Tags: gastronomia lasanha à bolonhesa receita
A+ A-