Aproveite o domingo para fazer uma deliciosa focaccia com azeitonas e tomates

Ancestral da pizza requer diversos cuidados ao ser feita em casa.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Divulgação
Ancestral da pizza, focaccia deve ser servida quente com um fio de azeite por cima.

Para quem gosta de cozinhar, há sempre receitas que ficam marcadas nos livros para serem feitas numa ocasião sem pressa, com tempo. Por vezes, é bem verdade, esse momento nunca chega – ou melhor, nunca chegava. A quarentena apresenta uma boa oportunidade para tirar do papel o desafio e ir para a cozinha encarar receitas que são verdadeiros projetos gastronômicos.

Ancestral da pizza, a focaccia, espécie de pão achatado de textura fofinha, por exemplo, requer diversos cuidados ao ser feita em casa. Da potência do forno ao tempo de fermentação, é importante prestar atenção aos detalhes. Feita a massa, é só criar a cobertura com o que tiver em casa e o coração mandar.

Confira a receita:

Ingredientes

Para a focaccia:

1 kg de farinha

620g de água

80g de azeite extravirgem

25g de sal

10g de açúcar

30g de fermento biológico fresco

Para a cobertura:

400g de molho de tomate

300g de queijo mussarela em barra (para ralar)

400g de tomates frescos em rodelas

Azeitonas verdes ou pretas a gosto

Azeite para finalizar

Preparo

1 - Misture água, azeite, sal e açúcar. Adicione metade da farinha até obter uma pasta espessa, mas ainda líquida.

2 - Adicione o fermento e misture bem. Sove a massa acrescentando a farinha restante até que a mistura fique homogênea, mas ela não pode ser dura.

3 - Deixe a massa descansar 15 minutos em uma placa de madeira (ou panela) coberta com toalha úmida ou filme plástico.

4 - Dobre a massa para ela ficar lisa e volte ao descanso por 20 minutos (dobre de novo a massa depois disso, se necessário).

5 - Modele a massa conforme a assadeira em que ela irá para o forno (deve ser mais comprida se a forma for retangular). Em uma forma de 30 cm x 40 cm cabem cerca de 600g de massa.

6 - Unte a forma com azeite, coloque a massa e a unte para que não forme crosta. Abra um pouco a massa e deixe-a repousar por 30 minutos.

7 - Abra de novo gentilmente a massa até que cubra toda a assadeira, polvilhe com sal (evita crosta) e deixe crescer por mais 30 minutos longe do vento.

8 - Faça leves marcações com a ponta dos dedos e despeje um pouco de água morna e azeite por cima. Deixe descansar por mais 60-75 minutos. 

9 - Espalhe o molho de tomate por cima da focaccia e asse por 15 minutos a 250°C. O importante é não cozinhar a focaccia completamente, pois ela ainda voltará ao forno com o restante dos ingredientes da cobertura.

10 - Retire a focaccia do forno. Rale a mussarela por cima da massa e adicione uma camada de rodelas de tomates frescos que recubra inteiramente a forma. Coloque azeitonas a gosto. Asse por mais 5 minutos, até derreter o queijo e secar levemente o tomate. Sirva quente com um fio de azeite por cima.

Tags: focaccia com azeitonas e tomates gastronomia receita
A+ A-