Aprenda a preparar um crepe de doce de leite para a sobremesa

Conheça um pouco desta iguaria que teve origem na Bretanha, no oeste da França.

Da redação,
Patrícia Ferraz
O crepe nasceu na Bretanha, no oeste da França, após o trigo-mourisco ter sido introduzido no século XII.

O crepe é um tipo de panqueca feito à base de farinha de trigo, leito e ovos. A massa é preparada de forma que possa formar uma camada fina no fundo de uma frigideira apenas pincelada com manteiga ou outra gordura. Geralmente ele é servido com algum recheio doce ou salgo. Na receita que vamos apresenta hoje, iremos mostrar como preparar um com chocolate.

Os crepes são originários da Bretanha, depois do trigo-mourisco ter sido introduzido naquela região no século XII, e eram primeiro chamadas “galettes”, que significa “bolos achatados”. Os crepes de farinha branca só apareceram no início do século XX, quando a farinha de trigo se tornou acessível, assim como o açúcar; estes crepes são tão finos como as galettes de trigo-mourisco, mas são mais macios, por serem confecionados com ovos, leite e manteiga. Na Bretanha, os crepes e as galettes são tradicionalmente servidas com sidra. 

Na França, o dia 2 de fevereiro é também chamado “dia dos crepes” ou “fête de la chandeleur” e para além de se fazerem e servirem crepes em abundância, também se faz uma manobra de previsão do futuro: a pessoa que está a fazê-los deve segurar uma moeda com a mão com que escreve, ao mesmo tempo que segura a frigideira com a outra mão para virar o crepe e, se conseguir que o crepe caia dentro da frigideira, isso significa boa fortuna para a família durante o resto do ano.

A receita tem alguns segredos. Ele deve ser fininho e delicado (fofa e alta é a panqueca americana), então não ponha muita massa na frigideira de uma vez. O ideal é usar uma frigideira de fundo reto e bordas baixinhas. Unte e aqueça a frigideira, mas não exagere no óleo, para não encharcar o crepe. O ideal é pincelar o óleo e tirar o excesso com um papel toalha.

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
2 ovos
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
Óleo para untar a frigideira
1 pote de doce de leite cremoso de 400g
Açúcar de confeiteiro para fazer a crosta

Preparo

1 - Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo.

2 - Pincele o fundo da frigideira com um pouco de óleo (retire o excesso com papel toalha).

3 - Aqueça a frigideira por cerca de 30 segundos.

4 - Pegue a massa com a ajuda de uma concha, não encha demais (o creme precisa ficar fininho!). Despeje a massa no centro da frigideira e vá inclinando as bordas com cuidado para espalhar a massa por toda a base da panela.

5 - Deixe cozinhar em fogo alto por mais ou menos uns 30 segundos, assim que notar que a massa ficou firme, passe cuidadosamente uma espátula para descolar as bordas, e vire o crepe. Deixe alguns segundos para tostar um pouco do outro lado e está pronto.

6 - Tire o crepe da panela com a ajuda de uma espátula grande. Vá colocando num prato, um crepe sobre o outro, até usar toda a massa.

7 - Ponha duas colheres (sopa) de doce de leite no centro do crepe, fazendo uma linha grossa de um lado ao outro. Enrole, dobrando os lados.

8 - Aqueça bem a panela ou chapa, salpique açúcar e passe rapidamente o crepe para formar a crosta. Se for usar o maçarico, queime em um prato. Sirva quente.

Tags: Chocolate Crepe Gastronomia
A+ A-