Aprenda a fazer uma tradicional Vaca Atolada e descubra como surgiu o prato

Comida típica da região de Minas Gerais também é muito popular no Nordeste.

Da redação,
FD/Gastronomia
Muito popular no Nordeste, a receita de Vaca Atolada é rica em proteínas e teve origem com os tropeiros na região de Minas Gerais.

Certamente você já ouviu falar da deliciosa receita de “Vaca atolada”. Comida repleta de proteínas, o prato está há muito tempo inserido no cardápio do brasileiro. Mas antes de aprender como fazer a delícia, você sabe como surgiu a receita e origem deste nome?

Apesar de também ser muito popular no Nordeste, a origem do prato vem de Minas Gerais quando os tropeiros, condutores de gado, que saíam do Vale da Paraíba, em São Paulo, para a região de Minas enfrentavam terreno íngremes, muitas vezes encharcados e solos alagadiços. Em algumas situações, um ou outro animal ficava encalhado. Então, aproveitava-se a pausa na viagem para abater o animal e se alimentar das partes que não poderiam ser condicionadas por muito tempo. No caso, as costelas do boi.

Agora vamos para a receita. Anote os ingredientes:

  • 1 kg de costela bovina;
  • 500 g de mandioca cozida, sem o fio do centro;
  • Alho, cebola e sal a gosto;
  • Cheiro verde.

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão frite as costelas em óleo até estarem douradas por todos os lados. Depois, coloque o alho amassado e frite um pouco e frite a cebola, em fatias ou picada.

Adicione muita água e vá acrescentando o sal de acordo com seu gosto. Deixe as costelas cozinharem até que os ossos se soltem da carne. Na panela de pressão, esse tempo demora em torno de 40 minutos.

Retire as costelas, separando e descartando os ossos e passe o caldo para uma panela grande. Adicione a mandioca já cozida e espremida e depois deixe cozinhar em fogo baixo por mais 15 minutos. Atenção, o caldo não deverá ficar muito grosso ou espesso demais. Caso fique muito grosso, acrescente mais água.

Para finalizar, salpique com o cheiro verde e está pronto para servir. O prato rende cerca de seis porções.

Tags: Gastronomia Receitas Vaca atolada
A+ A-