Aprenda a fazer torta de ricota, berinjela e abobrinha

Ideia da receita é que você incremente a massa e o recheio com os vegetais que tiver em casa.

Da redação, Estadão Conteúdo,
Patricia Ferraz

Essa torta do chef israelense Yotam Ottolenghi tem boas chances de entrar para a sua lista de prato favoritos. É leve, saborosa, fica ótima quente e também em temperatura ambiente. Mas só faça no dia em que estiver com vontade de cozinhar, porque dá um certo trabalho. Em tempos de isolamento social, tempo e disposição para o preparo não devem faltar.

Nada complicado, mas tem várias etapas: é preciso assar os vegetais no forno, refogar a cebola numa frigideira à parte, preparar a massa e assá-la em dois tempos. O resultado compensa, garanto. A receita original leva pimentões e batata-doce, que não usei. A ideia é essa, você aproveita a massa e o recheio e usa os vegetais que tiver em casa.

Vamos aos ingredientes:

Para a massa
140g de manteiga sem sal cortada em cubos;
1 ovo;
220g de farinha de trigo;
2g de fermento em pó;
1 pitada de sal.

Para o recheio
2 cebolas médias cortadas em fatias finas;
1 berinjela grande cortada em cubos pequenos;
1 abobrinha grande cortada em cubos pequenos;
6 a 8 tomates tipo cereja cortados ao meio;
1 xícara de ricota fresca esmagada;
½ xícara de queijo de cabra tipo feta esmagado (opcional);
1 xícara de creme de leite fresco;
2 ovos;
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
Azeite de oliva extra-virgem para refogar os vegetais.

Preparando a massa:

Misture os ingredientes numa vasilha grande e aperte com as mãos para formar uma farofa e depois disso uma massa homogênea (se precisar, use uma colher de sopa de água para dar liga).

Abra a massa com a ajuda de um rolo, em uma superfície polvilhada com farinha de trigo. Ponha a massa em uma assadeira para quiche (aquela de borda baixa, com sulcos) ou a que preferir. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por meia hora.

Tire a massa da geladeira, tire o plástico, fure a base da massa várias vezes com um garfo, cubra com papel manteiga e ponha um peso em cima para impedir a massa de crescer (use feijões crus).

Preaqueça o forno por 10 minutos e asse a torta coberta por 10 minutos. Abra o forno, tire o papel manteiga e o peso e volte a massa ao forno para assar descoberta por mais 10 minutos. Tire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente enquanto prepara o recheio.

Preparando o recheio:

Refogue a cebola fatiada em uma frigideira com azeite até dourar, mexendo sempre para não queimar. Tempere com sal e pimenta. Reserve.

Tempere os cubinhos de abobrinha e berinjela com azeite, sal e pimenta e ponha numa assadeira. Asse em forno médio por uns 20 minutos. Tire do forno e reserve.

Espalhe a cebola refogada pela superfície da torta e, por cima, distribua os cubos de berinjela e abobrinha e os tomates.

Espalhe a ricota e o queijo sobre os vegetais, de modo irregular.

Misture os ovos e o creme de leite em uma vasilha, tempere com um pouco de sal e pimenta e despeje sobre os vegetais e queijos.

Asse a torta em forno médio por uns 30 minutos, até dourar (se necessário, proteja as bordas da torta com papel alumínio). Espere dez minutos antes de desenformar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Tags: Gastronomia
A+ A-