Aprenda a fazer a bruschetta al pomodoro

Veja os ingredientes necessários e o modo de preparo deste clássico aperitivo italiano.

Da redação, Estadão Conrteúdo,
Bruschetta, na Itália, é uma fatia de pão rústico “bruscato”, ou seja, torrado. Mas, na verdade, o pão costuma ser apenas marcado na grelha – e ainda quente, temperado com sal e um fio de azeite. É uma especialidade de Lazio, Abruzzo, Toscana e Úmbria (os lugares do pão sem sal), que se popularizou por todo o país. Na Úmbria e na Toscana, é comum servir bruschetta com feijão. Porém a cobertura mais popular, em todo o mundo, é a de tomate.
Só que pouca gente sabe prepará-la como se deve – e o pão fica mole ou torrado, o alho, excessivo, o manjericão, ressecado… Esta receita é ótima: suave e saborosa. Quem me ensinou a prepará-la foi o italiano Luciano Boseggia, nos tempos em que era chef do Fasano. E são os detalhes que a tornam especial: tomate bem maduro, sem pele e sem semente; alho novo, esfregado inteiro no pão; e o manjericão não vai ao forno, serve só para finalizar.

Ingredientes

12 fatias de pão italiano (tipo filão)
8 a 10 tomates, bem maduros
1 dente de alho
Um punhado de folhas limpas e secas de manjericão
Sal a gosto
Azeite a gosto

Preparo

1 - Faça uma cruz na ponta lisa de cada tomate e ponha na água fervendo. Assim que a pele virar, escorra-os. Sob água fria corrente, retire a pele puxando. Abra o tomate ao meio, tire as sementes, corte em cubinhos, tempere com azeite e sal. Reserve.

2 - Descasque o alho e esfregue-o sobre cada fatia de pão. Acomode as fatias numa assadeira (ligue o forno enquanto isso, para ir aquecendo). Com uma colher, distribua o tomate sobre elas. Ajuste o sal, ponha um fio de azeite e asse até as bordas do pão começarem a mudar de cor. Cuidado para não torrar o pão.

3 - Tire do forno, ponha umas folhinhas de manjericão em cada bruschetta. Sirva quente.

Tags: Gastronomia
A+ A-