Almoço de domingo sem graça? Surpreenda a família com a 'picanha do avesso'

Carne recheada com cenoura, azeitona, queijo prato e bacon é fácil de fazer e deliciosa.

Da redação, Nestlé,
Repodução/Nestlé
Técnica da picanha do avesso - ou invertida - consiste em colocar a gordura para a parte interna, como se fosse um recheio.

O almoço de domingo é uma tradição da família brasileira que ganhou ainda mais força com a pandemia do novo coronavírus. Contudo, após tanto tempo com restrições sociais, fica cada vez mais difícil surpreender quem amamos. As refeições parecem cada vez mais burocráticas e sem estilo e até mesmo repetitivas.

Mas calma! Com esta receita de 'picanha do avesso' (ou invertida) você recupera o interesse de todos e ainda pode se exibir pelo excelente dote culinário. O que é melhor, com um prato fácil de fazer e que demora em torno de 2 horas para ficar pronto. Rende aproximadamente 12 porções. 

Ingredientes

Para a picanha:
1 peça de picanha (cerca de 1 quilo e 200 g)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 tabletes de Caldo Picanha

Para o recheio:
1 cenoura picada
50 g de azeitonas verdes sem caroço picadas
100 g de queijo prato em cubos
100 g de bacon em cubos

Modo de preparo

Picanha:

Faça um corte na picanha no sentido do comprimento, pela extremidade mais larga e indo até quase a outra ponta, sem perfurar a carne e formando um bolso. Coloque a mão por dentro desse bolso e com a outra faça pressão pra que ela vire ao avesso (a gordura ficará na parte interna). Misture a manteiga com o tablete de caldo já esfarelado, formando uma pasta e besunte a carne com essa mistura. Cubra com plástico-filme e reserve sob refrigeração.

Recheio:

Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Coloque o recheio dentro da picanha reservada e costure com barbante de uso culinário. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 1 hora. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por cerca de 30 minutos ou até dourar a carne. Sirva!

Tags: Gastronomia
A+ A-