Times potiguares se preparam para sequência da temporada 2014

ABC, América e Globo aproveitaram o recesso devido a Copa do Mundo, intensificaram os treinamentos e buscaram reforços.

Kyberli Gois,

Reencontros marcados. Times potiguares voltam a campo – e para os braços da torcida – a partir desta semana, após a parada da Copa do Mundo no Brasil. ABC, América e Globo aproveitaram o recesso para testar o elenco em jogos-treino, intensificar os treinamentos e, claro, contratar.

Z�-TEODORO-H

No caso do ABC o pacotão de caras novas na equipe conta com repatriações. Isso porque os atacantes João Paulo que estava jogando no futebol da Ásia e Rodrigo Silva que estava no Criciúma/SC voltam a defender as cores do alvinegro potiguar. João Paulo é cria da Frasqueira, foi revelado pelas categorias de base do clube, e “Rodrigol” como ficou conhecido pela torcida, foi artilheiro abcedista, marcando 30 gols com a camisa do ABC na temporada 2013 e ajudando o time a permanecer na série B do ano passado.

Além deles o Mais Querido confirmou a vinda dos volantes Fábio Bahia, que estava no Mirassol/SP e Marcel, que veio da Caldense/MG.

“O grupo ainda não está fechado. Eu sempre deixo em aberto. Me parece que até agosto/setembro temos o período das inscrições dos atletas e temos carências em algumas posições, então, estamos buscando”, disse o treinado Zé Teodoro.

O ABC é o quinto colocado da série B, com 17 pontos em 10 jogos, sendo cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Para a sequência da competição o técnico do Clube do Povo espera regularidade.

“O time jamais comigo vai se acomodar e a tendência é buscar o resultado fora para voltar ao G4. Precisamos estar sempre no grupo dos quatro melhores, e também fazer o nosso dever de casa com o apoio do torcedor. Temos que voltar a gostar de fazer três pontos em casa”, disse Zé Teodoro.

Zé Teodoro também não deixou de comentar sobre a briga para o acesso à série A de 2015. “Primeiro temos que pensar em conseguir nossa pontuação para ficar na divisão. No trabalho a gente está dando um passo de cada vez. Eu acho que nós vamos voltar melhor pelo que eu estou sentindo, principalmente com a chegada de novos jogadores. Temos 14 jogos para buscar nossa permanência, depois lógico que vamos brigar para subir, mas no momento certo”.

O Mais Querido volta a campo pelo Campeonato Brasileiro da Série B na próxima terça-feira (15), quando enfrentará o Luverdense/MT, às 21h50, em Lucas do Rio Verde (MT). O time de Matogrosso é o terceiro colocado na tabela, com 18 pontos.

OLIVEIRA-CANIND�-H

O América também foi outro que foi às compras e aproveitou bem a pausa dos campeonatos nacionais, porém também perdeu algumas peças importantes no elenco como o zagueiro Adalberto e o atacante Adriano Pardal. “Nessa parada, não tivemos tantas mudanças no grupo. Alguns jogadores deixaram o elenco e outros chegaram, mas a maior parte nós já tínhamos aqui”, argumentou o treinador Oliveira Canindé.

A relação dos atletas que deixaram o clube americano inclui os zagueiros Adalberto e Luis Felipe; o lateral-esquerdo Alex Barros; o lateral-direito George Lucas; os volantes Felipe Macena e Dener; os meias Rafinha e Índio Oliveira; e os atacantes Daivison e Adriano Pardal.

Já na lista dos que permaneceram estão os goleiros Andrey, Dida, Reinaldo e Fernando Henrique; os zagueiros Edson Rocha, Cleber, Zé Antônio e Roberto Dias; os laterais-direitos Walber e Marcelinho; os laterais-esquerdos Wanderson, Arthur Henrique, Paulo Henrique e Thiago Cristian; os volantes Márcio Passos, Fabinho, Jean Cleber, Judson, Val, Tiago Dutra e Dudu; os meias Arthur Maia, Jeferson e Daniel Costa; além dos atacantes Max, Isac, Glaucio, Alfredo, Beleu Macaíba, Rodrigo Pimpão, Rivaldo e Alekito.

As novidades ficam por conta dos recém-contratados Lázaro, que é zagueiro, os laterais-direitos Digão e Gustavo, e os meias Andrezinho e Morais.

E si a torcida vai poder conferir os novos atletas já em campo no próximo compromisso do América, o técnico Oliveira Canindé diz que tudo vai depender do rendimento dos próprios jogadores.

“Eles precisam mostrar serviço para conquistar espaço, porque já tínhamos atletas qualificados aqui também. Esses que chegaram recentemente têm contribuído nos trabalhos que estamos realizando e tenho certeza que irão acrescentar à equipe, mas nós temos pressa e poucos dias até a reestreia. Precisamos condicionar esses atletas o mais rápido possível para que possam brigar de igual por igual por uma oportunidade, uma brecha na equipe. Precisamos que estejam bem para que no momento em que nós mexermos na equipe, ele fale por si, jogando. Acredito que esse pessoal que está chegando, devido às características, possa se adequar àquilo que nós queremos, mas é preciso que estejam bem condicionados”, contou.

O América volta a campo nesta terça-feira (15) para um duelo contra o Bragantino, às 21h50, na Arena das Dunas em Natal. Primeiro jogo pós-Copa no estádio. Mecão ocupa a 11º colocação, com 13 pontos em 10 jogos. 

higor-césaar-H

Já sensação do campeonato potiguar deste ano, o Globo também é outro que usou o recesso ocasionado pelo Mundial para acertar o time de olho na disputa da série D. Para a competição, o técnico Higor César vai contar com o artilheiro da equipe, Ricardo Lopes e outros nove atletas recém-contratados, entre eles Anselmo, Itto Cruz, Glaubinho, Leomir, Alemão, Índio Oliveira e o meia Da Silva.

“Os jogadores que foram contratados são atletas que se destacaram nos clubes que estavam. Como é o caso do Vavá que estava no Potiguar de Mossoró, o Glaubinho que foi um excelente jogador na lateral durante o estadual pelo Baraúnas, o Da Silva também e outros jogadores que vieram. Eles vêm para fortificar o time do Globo”, falou o treinador.

Apesar dos novos nomes, a base do time é a mesma que vinha jogando o estadual. Se o fato vai ser favorável a disputada da série D só o tempo vai dizer, mas um objetivo já está bem traçado pela equipe do Globo: o acesso.

“Com certeza vamos buscar o acesso. Esse é o pensamento do presidente, o meu, de toda a comissão e jogadores que é conseguir esse acesso. Sabemos que é um campeonato muito difícil, uma competição com 41 times, mas a equipe do Globo está se preparando bem para que possamos surpreender durante a série D”.

A Águia estreia no próximo dia 20 contra o Porto de Pernambuco, às 16h, em Luiz Lacerda, Caruaru. Para o duelo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já confirmou a arbitragem que terá Léo Simão Holanda (CE) como árbitro principal, Adeilton Guimarães da Hora (AL) e Thalis Augusto S. Monteiro (AL) como auxiliares.

*Fotos de Frankie Marcone.

Tags: ABC América futebol Globo
A+ A-