Cruzeiro vai ver a Copa como o melhor time do Brasil

Com vitória de 3 a 0 sobre o Flamengo e tropeço dos rivais, o time celeste encerra fase na liderança.

Redação, Site da Fifa,

cruzeiro_09O Cruzeiro vai poder assistir à Copa do Mundo 2014 dizendo que é o melhor time do país-sede do torneio . Não só a Raposa é a atual detentora do título do Brasileirão, como também termina como líder a primeira perna do campeonato, que agora faz uma pausa para a disputa do Mundial, a partir da próxima sexta-feira, dia 12, em São Paulo.

Neste domingo, a equipe mineira comprovou a boa forma ao vencer o Flamengo por 3 a 0, em Uberlândia, com gols de Ricardo Goulart, Everton Ribeiro e Borges (foto). O placar poderia ter sido ainda maior, com muitas chances desperdiçadas.

O Cruzeiro tem agora 19 pontos em nove rodadas, isolado na ponta, com três pontos a mais que o Fluminense, vice. Aproveitamento que o técnico Marcelo Oliveira considera “extraordinário e acima da meta planejada”, diante das dificuldades superadas por seu elenco, que chegou a dividir a atenção com a Copa Libertadores da América por algumas jornadas.

“Garantimos o primeiro lugar nessa fase do campeonato que as coisas estão emboladas”, afirmou. “Uma vitória e uma derrota mudam muita coisa, mas nosso aproveitamento foi bom. Jogamos sete vezes fora do Mineirão, três vezes com time alternativo, e temos que aproveitar já que o objetivo é permanecer na ponta.”

O segundo pelotão

A rodada ainda foi ideal para deixar os cruzeirenses com uma pequena folga na primeira colocação, especialmente pelo empate por 1 a 1 entre o Fluminense e o Internacional, dois times que já chegaram a ocupar este posto por duas jornadas neste campeonato. Foram dois gols de polivalentes: Jorge Henrique abriu o placar para os visitantes, enquanto Jean empatou, ainda no primeiro tempo.

Flu, em segundo, e Inter, em quinto, agora aparecem num bloco de quatro times com 16 pontos somados, que também conta com o Corinthians, terceiro, e o São Paulo, quarto.

O Colorado ficou mais contente com o resultado. “Acho que nossa situação é muito boa. Temos alguns pontos perdidos em casa, mas contra o líder. Contra um Cruzeiro que vem crescendo. Fizemos bem, tinha que ter um vencedor, que poderia ter sido o Inter. Jogamos melhor no segundo tempo, não concretizamos, mas o saldo é positivo. Temos uma boa quantidade de pontos.”

O Corinthians, aliás, era outro que poderia estar mais próximo da Raposa, mas acabou empatando por 1 a 1 com o Botafogo no segundo jogo-teste em seu estádio, justamente o palco de abertura da Copa do Mundo da FIFA. Jadson dava a vitória ao time de Mano Menezes, mas Edilson estragou a festa dos anfitriões.

“Não penso que o Corinthians sentiu o jogo hoje. Na estreia, contra o Figueirense, tinha a tensão, a empolgação, a festa, o primeiro momento. O time hoje estava completamente diferente e preparada para fazer um jogo normal. Se não fizemos o resultado, foi porque não soubemos fazer o resultado”, afirmou o técnico.

E o que mais?

Na briga na parte baixa da tabela, a Chapecoense conseguiu se livrar da zona de rebaixamento ao vencer em casa o Bahia por 2 a 1. O clube catarinense ganhou duas posições e subiu para o 16º lugar, agora com os mesmos oito pontos do Tricolor de Salvador, que tem um jogo a menos.

Os demais catarinenses, no entanto, foram derrotados. O Figueirense perdeu em seu estádio para o Atlético Paranaense por 3 a 1 e está na lanterna, com quatro pontos, três abaixo de Coritiba, Vitória e Flamengo, que completam a zona de rebaixamento.

Já o Criciúma foi derrotado pelo Santos por 2 a 0. Pelo time de Oswaldo de Oliveira, dois garotos definiram a fatura: Diego Cardoso e Gabriel. Com 14 pontos, o Peixe ganhou duas posições, subindo para nono, ultrapassando o Palmeiras, que empatou sem gols com o Grêmio, que é o sexto, com 15 pontos.

Resultados da nona rodada

São Paulo   2 x 1   Atlético-MG

Coritiba   3 x 0   Goiás

Vitória 0 x 1   Sport

Chapecoense   2 x 1   Bahia

Cruzeiro   3 x 0   Flamengo

Grêmio   0 x 0   Palmeiras

Santos   2 x 0   Criciúma

Figueirense   1 x 3   Atlético-PR

Fluminense   1 x 1   Internacional

*Foto:Getty Images

Tags: brasileiro copa cruzeiro flamengo
A+ A-