Prestígio da Liga dos Campeões da UEFA

Torneio começa com uma fase de 32 equipes, divididas em oito grupos.

Da redação,
Reprodução
Liga reúne os melhores clubes e jogadores do continente europeu e a organização do evento é um show à parte.

Disputar a Liga dos Campeões da UEFA é o sonho de muitos jogadores profissionais. Isso porque o prestígio desse campeonato só perde para a popularidade da Copa do Mundo. Aguardado ansiosamente pelos apaixonados por futebol, a Liga reúne os melhores clubes e jogadores do continente europeu e a organização do evento é um show à parte.

Torcedores espalhados por todo o mundo aguardam com altas expectativas as finais promovidas pela UEFA. A final da edição de 2012–13, por exemplo, teve o maior número de audiência até o momento, atraindo 360 milhões de telespectadores.Mesmo em ano de pandemia (2020), a final protagonizada pelos Bayern e PSG teve sua repercussão e credibilidade inatingível.

O clube alemão fez uma campanha incrível com 100% de aproveitamento e ainda conseguiu golear o gigante Barcelona nas quartas de finais com um placar histórico de 8 a 2. Já contra o francês PSG, a partida foi mais equilibrada e a taça foi disputada minuto a minuto. Para 2021 o enfrentamento entre França e Alemanha já tem data marcada e promete levar as torcidas ao delírio. A importância dessa partida, prevista para a tarde do dia 15 de junho, pode ser conferida na França vs Alemanha odds de apostas e prognósticos.

No Brasil, a primeira transmissão ao vivo de uma partida da UEFA Champions League só ocorreu em 1984, quando a Rede Globo exibiu a final do torneio daquele ano entre Liverpool da Inglaterra e Roma da Itália. Desde então, a emissora carioca passou a exibir todas as finais da competição até o ano de 1995. Na edição de 2009-2010 a emissora voltou a mostrar interesse na transmissão do campeonato e fechou acordo junto a UEFA para as edições de 2009-2010, 2010-2011, 2011-2012, 2012-2013, 2013-2014 e 2014-2015. Com a alta audiência, outros canais de tv fechada também passaram a exibir a Liga.

O Real Madrid é o clube com maior número de taças, somando 13 conquistas sendo 5 consecutivas nos primeiros anos do campeonato. Segundo a UEFA, desde a temporada de 2009–10, a competição começa com uma fase de grupos com jogos de ida e volta, que é precedida por rodadas de qualificação para equipes que não recebem entrada direta no torneio propriamente dito. As rodadas de qualificações são divididas entre as equipes qualificadas em virtude de serem campeões da liga e as qualificadas do 2º ao 4º no seu campeonato nacional.

O torneio começa com uma fase de 32 equipes, divididas em oito grupos. Os grupos são definidos através de sorteio, mas não pode haver equipes do mesmo país no mesmo grupo. Cada equipe se encontra com os outros em sua casa e fora em um formato de ida e volta. As equipes que ficarem em primeiro e segundo lugar de cada grupo passam para a próxima rodada.

Tags: Liga dos Campeões UEFA
A+ A-