Leão lidera lista de mascotes da Copa São Paulo
O ABC de Natal tem como mascote o elefante, escolha relacionada ao formato do mapa do Rio Grande do Norte
Desde a antiguidade, existem rituais onde os homens e animais se faziam presentes, com o intuito de evocar determinadas virtudes ou características. Hoje, encontramos os mais diferentes animais em nosso dia a dia, tanto em atividades relacionadas ao misticismo, como astrologia e tarô, quanto em peças publicitárias e logomarcas.
O leão, rei da selva – e da lista de mascotes, com sete clubes –, por exemplo, está ligado à idéia de poder, força, majestade, nobreza, coragem, liderança, segurança, autoconfiança, entre outros. Entre os times representados pelo felino estão três paulistas – Mirassol, Portuguesa de Desportos e União Barbarense –, o catarinense Avaí (SC), o cearense Fortaleza (CE), o amazonense Nacional (AM) e o baiano Vitória (BA), o mais famoso leão nacional.
O mascote baiano, apelidado de Lelê Leão, virou o porta-voz das causas sociais do clube, realizando visitas a instituições de ensino e saúde, além de ser o símbolo do projeto “Leãozinho vai ao Estádio”, desenvolvido com o objetivo de atrair jovens torcedores para as partidas do clube.
Já o vice-líder do grupo dos mascotes, o galo, representante de seis clubes da Copinha, está associado mais a episódios regionais do que a simbologias históricas. Os três clubes de São Paulo que adotam a ave como símbolo oficial – Atlético Sorocaba, Paulista e Rio Claro – representam cidades do interior do estado, onde os galos das fazendas ainda acordam os moradores com seu canto matinal.
Já o mais famoso galo do futebol nacional tem uma história um pouco diferente. O Clube Atlético Mineiro (MG) definiu seu mascote na década de 1930, quando rinhas com estes animais ainda não eram ilegais. Nesta época, um galo carijó ficou famoso por ser forte e vingador, vencendo todos os seus adversários, e o clube se identificou com a história, adotando o animal como símbolo de sua torcida.
Em terceiro lugar na lista dos mais queridos mascotes da Copinha aparece o tigre, animal tradicionalmente conhecido pela aproximação lenta e preparação cuidadosa para aproveitar as oportunidades certas, surpreendendo seus adversários. Foi com este espírito que o Marília, time do interior de São Paulo, adotou seu famoso felino.
Além dele, outros dois clubes paulistas, Rio Branco e São Bernardo, e o paraibano Centro Esportivo (PB) também escolheram o animal. Um tigre que ficou famoso durante a última temporada do Campeonato Brasileiro da Série B foi o do Vila Nova (GO), que assemelha-se a um famoso personagem de campanha publicitária.
Na quarta colocação, dois ávidos caçadores aparecem empatados, representando quatro clubes cada um: a águia e o jacaré. Três clubes paulistas utilizam a águia como seu mascote: Campinas, São Carlos e São José. Na mitologia, a águia é um animal de poder, utilizado em cultos de diversas religiões, como o xamanismo, por exemplo. Além da força e da altivez, a ave também simboliza a iluminação, a visão interior, a coragem e a elevação a grandes alturas.
A história mais interessante dos clubes paulistas talvez seja a do Campinas, time homônimo da cidade, que teve parte de sua população dizimada pela Febre Amarela no final do Século 19. Por isso, a bandeira do município tem como símbolo a fênix, que renasce das próprias cinzas. Mas em vez da ave mitológica, o clube adotou a águia, pelo seu porte real. Assim como o Campinas, o Juventus (AC) também apresenta o animal no escudo da equipe, simbolizando a garra e a determinação de seus atletas.
Já o jacaré, representante dos paulistas Rio Preto e Jacareí, além do Atlético Rondoniense (RO) e do Brasiliense (DF) simboliza a paciência e o instinto de sobrevivência. Além disso, o couro da carapaça do animal representa a força e a resistência dos atletas dos clubes. Ambos os clubes de São Paulo que adotam o animal como mascote são de cidades cortadas por rios. O Rio Preto, que dá nome ao clube e à cidade e as lagoas da cidade de Jacareí – do tupi-guarani, “Care-ig” ou “Rio dos Jacarés” – são moradia dos animais, que podem ser vistos se alimentando ou tomando sol pelos moradores locais.
Na quinta posição da lista, o touro é o grande representante do mundo animal. Além do paulista Sertãozinho, o grande e forte mamífero é o mascote também do baiano Fluminense de Feira de Santana (BA) e do único representante do Tocantins na competição, Araguaína (TO). Além do poder e da potência, o animal simboliza também a liderança e a proteção.
Fazendo uma comparação com as populares touradas espanholas, o clube baiano escolheu o animal para simbolizar o “olé”, que pretende dar em todos os seus rivais. Já a história do clube paulista é um pouco diferente. O mascote surgiu de uma comparação com os animais que invadiam os campos de cana das fazendas de Sertãozinho e porque o clube era o principal rival do Barretos, conhecido como o Touro do Vale.
Ainda na quinta posição, empatada com os touros, aparece uma figura pouco convencional para o futebol, a locomotiva. A simpática mascote representa dois clubes de São Paulo, Ferroviária e Noroeste, além do Trem Desportivo (AP), único representante do Amapá na competição. A mais tradicional locomotiva do futebol paulista é a da Ferroviária de Araraquara, equipe criada por iniciativa dos funcionários da Estrada de Ferro Araraquarense, em 1941. Assim como previa a mascote, o clube projetou-se em alta velocidade na elite do futebol paulista. A história é bastante semelhante a da mascote do Noroeste, a locomotiva vermelha. O clube, criado por funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, conquistou, em 2005, o acesso à Série A1 do Campeonato Paulista, no qual também disparou à frente de seus adversários.
Mas o mais original dos mascotes desta 40ª Copa São Paulo não se assemelha em nada aos outros membros da lista. A Sociedade Esportiva Ypiranga, de Santa Cruz do Capibaribe, no Estado de Pernambuco, adotou como sua mascote uma máquina de costura. A história da escolha do utensílio, entretanto, é mais lógica do que parece: trata-se de uma homenagem à principal atividade sócio-econômica da cidade, conhecida como importante pólo têxtil do nordeste brasileiro.
A curiosa mascote aparece até mesmo no escudo do clube, que já participou de competições importantes como o Campeonato Pernambucano e o Campeonato Brasileiro da Série C.
Em meio a tantas histórias, apenas quatro clubes não possuem seus mascotes: Jaguaré, Rio Bananal – ambos do Espírito Santo -, Desportivo Brasil e Paulínia. Mas este último promete lançar um simpático representante de sua torcida já em sua estréia na Copa São Paulo de 2009. De acordo com o presidente do clube, a personagem será uma surpresa para todos os torcedores e deverá ter seu nome decidido em uma campanha do clube. Agora basta torcer para que as outras três equipes do sudeste aprovem a iniciativa e adotem também seus representantes.
Confira abaixo a lista com os 88 clubes e mascotes inscritos na Copinha em 2009:
ABC Futebol Clube (RN) - Elefante
América Futebol Clube (MG) - Coelho
América Futebol Clube - Diabo
Araguaína Futebol e Regatas (TO) - Touro
Associação Atlética Flamengo - Corvo
Associação Atlética Ponte Preta - Macaca
Associação Desportiva São Caetano - Azulão
Associação Jaguaré Esporte Clube (ES) - Não tem
Associação Portuguesa de Desportos - Leão
Atlético Clube Juventus (AC) - Águia
Avaí Futebol Clube (SC) - Leão
Baré Esporte Clube (RR) - Índio
Botafogo Futebol Clube - Pantera
Brasiliense Futebol Clube (DF) - Jacaré
Campinas Futebol Clube - Águia
Castanhal Esporte Clube (PA) - Japim
Ceará Sporting Club (CE) - Vovô
Centro Sportivo Paraibano (PB) - Tigre
Club Sportivo Sergipe (SE) - Diabo
Clube Atlético do Porto (PE) - Gavião
Clube Atlético Juventus Moleque - Travesso
Clube Atlético Lemense - Onça Azul
Clube Atlético Mineiro (MG) - Galo
Clube Atlético Paranaense (PR) - Furacão
Clube Atlético Rondoniense (RO) - Jacaré
Clube Atlético Sorocaba - Galo
Clube Atlético Taboão da Serra - Cachorro
Clube de Regatas Brasil (AL) - Galo
Clube de Regatas Flamengo (RJ) - Urubu
Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ) - Português
Clube Esportivo Nova Esperança (MS) - Pégaso
Coritiba Foot-Ball Club (PR) - Vovô
Cruzeiro Esporte Clube (MG) - Raposa
Cuiabá Esporte Clube (MT) - Peixe Dourado
Democrata Futebol Clube (MG) - Pantera
Desportivo Brasil Participações Ltda - Não tem
Esporte Clube Bahia S/A (BA) - Super-Homem
Esporte Clube Flamengo (PI) - Urubu
Esporte Clube Juventude (RS) - Papagaio
Esporte Clube Noroeste - Locomotiva
Esporte Clube Primavera - Fantasma
Esporte Clube Santo André - Ramalhão
Esporte Clube São José (RS) - São José
Esporte Clube Taubaté - Burro
Ferroviária Futebol S/A - Locomotiva
Figueirense Futebol Clube (SC) - Árvore
Fluminense de Feira Futebol Clube (BA) - Touro
Fluminense Football Club (RJ) - Cartola
Força Esporte Clube - Operário
Fortaleza Esporte Clube (CE) - Leão
Goiás Esporte Clube (GO) - Periquito
Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (RS) - Mosqueteiro
Grêmio Recreativo Barueri - Abelha
Guarani Futebol Clube - Índio
Jacareí Atlético Clube - Jacaré
Londrina Esporte Clube (PR) - Tubarão
Maranhão Atlético Clube (MA) - Bode
Marília Atlético Clube - Tigre
Mirassol Futebol Club - Leão
Misto Esporte Clube (MS) - Carcará
Mogi Mirim Esporte Clube - Sapo
Nacional Atlético Clube - Ferroviário
Nacional Futebol Clube (AM) - Leão
Pão de Açúcar Esporte Clube - Bola
Paraná Clube (PR) - Azulão
Paulínia Futebol Clube - Será lançado na Copinha
Paulista Futebol Clube Ltda - Galo
Rio Bananal Futebol Clube (ES) - Não tem
Rio Branco Esporte Clube - Tigre
Rio Claro Futebol Clube Galo
Rio Preto Esporte Clube - Jacaré
Santos Futebol Clube - Baleia
São Bernardo Futebol Clube Ltda - Tigre
São Carlos Futebol Ltda - Águia
São José Esporte Clube - Águia
São Paulo Futebol Clube - São Paulo
Sertãozinho Futebol Clube - Touro
Social Esportivo Vitória - SEV Hortolândia - Lobo
Sociedade Esportiva Palmeiras - Periquito
Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube (PE) - Máquina de Costura
Sport Club Corinthians Paulista - Mosqueteiro
Sport Club Internacional (RS) - Colorado
Trem Desportivo Clube (AP) - Locomotiva
União Agrícola Barbarense Futebol Clube - Leão
União Esporte Clube (MT) - Galo
União São João Esporte Clube - Arara
Vila Nova Futebol Clube (GO) - Tigre
Vitória S/A (BA) - Leão
Site da federação paulista