Corrida na pandemia: profissional dá dicas para quem já pratica ou quer começar

Ideal é evitar ambientes em que há muitas pessoas correndo ou caminhando e dar preferência a lugares com um fluxo menor.

Da redação,
Divulgação

Com as novas medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 no Estado e no país, o espaço de casa volta a ser também de treinos, com a opção das aulas virtuais ou acompanhamento individualizado. Além disso, há a possibilidade de fazer atividades ao ar livre sem aglomeração, garantindo o distanciamento social e o uso da máscara.

O profissional de Educação Física Mario Rogério, professor da academia Pulse, indica a corrida ao ar livre como uma opção para o momento e dá algumas dicas para quem quer começar e também para quem já corre. "O exercício físico é um ótimo aliado no combate à covid-19, porque além de auxiliar no sistema imune, é fundamental para a saúde mental", afirma.

Para começar, o profissional orienta evitar ambientes em que há muitas pessoas correndo ou caminhando e dar preferência a lugares com um fluxo menor. "Também se deve evitar treinos muito vigorosos de forma repentina, porque podem baixar a imunidade", pondera. "É preciso que haja uma progressão nos treinos".

Com o uso da máscara, essencial, é necessário adaptação. "Deve-se começar fazendo treinos de leves a moderados, aumentando a intensidade de forma gradativa", explica Mario. "Ter uma máscara reserva também é indispensável, pois com o suor e a respiração mais frequente e ofegante na corrida, ela logo perde sua função de proteção por estar molhada".

O professor da Pulse ressalta que o condicionamento cardio é, sem dúvidas, o principal benefício físico da corrida de rua. "O sistema utilizado é o aeróbio, por isso há maior aumento do condicionamento físico, além de ser considerado o melhor esporte para o emagrecimento". Para a saúde mental, o benefício fica por conta da liberação de hormônios do prazer. "Para quem se identifica, a satisfação e alegria são enormes", diz.

Para quem deseja dar os primeiros passos, as orientações do professor começam pela necessidade de um acompanhamento profissional. "Iniciantes devem procurar sempre um profissional de Educação Física para ter um treino mais seguro e traçar metas e objetivos alcançáveis para que não haja frustrações", alerta. "Correr pequenas distâncias e ganhar condicionamento é a melhor proposta para quem está começando".

Tags: corrida de rua covid-19 dicas novo coronavírus pandemia
A+ A-