Com baixos estoques, Hemonorte convoca população para doar sangue

Órgão necessita de 800 bolsas diárias e órgão só dispõe de 150 nesta quinta-feira.

Da redação,
Gerlane Lima
Míriam Mafra, diretora de apoio técnico do Hemonorte, lembra que o sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental.

O Hemocentro do Rio Grande do Norte está com os estoques de sangue em níveis críticos. Segundo a diretora de apoio técnico do órgão, Míriam Mafra, nesta quinta-feira (17) há apenas 150 bolsas de sangue disponíveis, quando o necessário para atender a demanda no Estado seriam 800 bolsas diárias, prontas para uso.

Em entrevista hoje ao Jornal 96, Míriam Mafra, destacou que o Hemonorte precisa de sangue de todos os tipos. Isso porque o Hemocentro do RN é responsável por distribuir sangue e hemoderivados para todos os hospitais públicos e mais os leitos dos planos de saúde cadastrados.

Segundo a diretora, apesar das campanhas motivadas pelo Junho Vermelho e pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 de junho, o número de doações continua baixo, especialmente diante do momento pandêmico vivenciado no Estado.  “Um fator a ser observado é que quando vamos à mídia em busca de uma resposta da sociedade para a doação de sangue, ela dá, mas não há uma continuidade. O doador não continua suas doações com regularidade”, explica.

Míriam Mafra lembra que o sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Pode doar sangue qualquer pessoa que tenha entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tomado a vacina contra a gripe nas últimas 48 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. Os jovens com 16 e 17 anos podem fazer sua doação, acompanhados de um responsável legal. 

Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres, com o máximo de quatro doações ao ano para o homem e três doações para a mulher. Para quem foi vacinado o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina: CoronaVac, 48 horas após cada dose; Oxford e Pfizer, 7 dias após cada dose. Para quem tomou a vacina contra Influenza, 48 horas.

O Hemonorte está localizado na avenida Alexandrino de Alencar, 1800- Tirol. Para agendar sua doação, o doador deve ligar para o número 3232-6733 ou acessar o site do Hemonorte: www.hemonorte.rn.gov.br.


Confira a entrevista:


Tags: doação de sangue Hemonorte Míriam Mafra
A+ A-