Projetos de empreendedorismo para jovens são retomados pela Junior Achievement

Centro educacional pretende impactar 10 mil alunos ainda este ano, mas depende de voluntários para alcançar resultados.

Da redação,
Divulgação
Estão sendo montadas 12 miniempresas, que passarão a comercializar seus produtos e, depois, serão vendidos em uma feira no Natal Shopping.

A Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, retoma suas atividades de forma totalmente presencial no Rio Grande do Norte, depois de passar dois anos com alguns programas em formato híbrido por conta da pandemia. Entre eles, grandes expectativas para o programa Miniempresa, o Jovem Empreendedor e o novo ensino médio. A expectativa é alcançar 10 mil jovens este ano.

O novo ensino médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento que permite ao aluno optar por uma formação técnica e profissionalizante. Desta forma a JARN desenvolveu uma trilha do conhecimento em parceria com alguns Centros Estaduais de Educação Profissionalizante. A Junior Achievement (JARN) fornece conteúdos e materiais didáticos sobre empreendedorismo, educação financeira, sustentabilidade e ética e cidadania, para a disciplina de empreendedorismo, ofertada aos alunos do segundo ano do Ensino Médio.

O outro projeto, o Jovem Empreendedor, conta com a parceria do Instituto Riachuelo e tem previsão de atendimento a 18.400 estudantes do Ensino Fundamental I ao Médio. É ofertado para 25 cidades no interior do Rio Grande do Norte que contam com oficinas de costuras e bordados que atendem à Riachuelo.

Este ano as atividades desta ação estão sendo retomadas, iniciando pela cidade de São Francisco do Oeste, seguido por Cruzeta, Bodó e Parelhas. A previsão de atendimento nestas cidades é de aproximadamente 4.500 estudante

Projeto Miniempresa

Outa iniciativa que retoma as atividades é o programa Miniempresa, onde os estudantes são estimulados a criar uma empresa do zero. As instituições participantes no momento são a UFRN, com os cursos de Química, Administração, Tecnologias, e alunos dos cursos Técnicos do IMD, IFRN -  Campus Central e o de Caicó; as Escolas Estaduais Mascarenhas Homem e Santos Dumont e o Complexo Educacional Noilde Ramalho.

Ao todo estão envolvidos aproximadamente 350 jovens e 70 executivos, que fazem a orientação nas quatro áreas bases da gestão de uma empresa. São apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas.

A equipe de alunos que forma a “Miniempresa” coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.

Estão sendo montadas 12 miniempresas neste momento, que passarão a comercializar seus produtos semanalmente e, depois, viverão a experiência de vendê-los em uma feira no Natal Shopping.

Além disto, algumas escolas de Natal e Parnamirim já foram contempladas com os programas da JARN, chegando a quase 5 mil alunos. Tudo isso contando com a parceria de voluntários independentes e de instituições, que proporcionam levar a metodologia aos jovens potiguares. Para conseguir impactar mais adolescentes, no entanto, a presidente da JARN, Malu Fontes, reforça, a instituição depende do suporte voluntário.

“Uma entidade como a nossa, composta genuinamente de voluntários investidos no propósito de transformar por meio da educação empreendedora, encontra portas abertas onde chegamos, contudo para conseguirmos atingir nosso sonho grande de 10.000 jovens impactados em 2022, precisamos de mais braços. O voluntariado é nosso combustível, e sem ele a chama fica fraca”, reforça Malu Fontes.

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement foi fundada em 1919, há mais 100 anos, e é uma das primeiras organizações a trazer programas de empreendedorismo para crianças e jovens da América Latina. Hoje, a JA trabalha para preparar os jovens para o futuro do trabalho por meio de programas de empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho.

A cada ano, a rede da JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de alunos em mais de 100 países. Há quase quatro décadas no Brasil, a JA leva conteúdo para todos os Estados e já capacitou mais de 5 milhões de alunos com o apoio de mais de 150 mil voluntários. 

Como participar

Gestores escolares e voluntários: cadastro pelo link na BIO do perfil da JARN no Instagram: @juniorachieventrn

Mantenedores: entre em contato direto - (84) 99999-7022

Mais informações: [email protected]

Tags: Educação Empreendedorismo
A+ A-