Podcast vira recurso educacional e engaja alunos e professores no RN

Experiência exitosa acontece em uma escola particular da capital potiguar.

Da redação,
Divulgação
Professor de gramática e interpretação de texto Luís Reis é quem está por trás do projeto pioneiro do Contemporâneo.

As aulas de Português estão mais interativas e os alunos não demoram em dizer o porquê. É que agora não somente o conteúdo, mas também as opiniões manifestadas não se limitam às paredes da classe. Tudo é transformado em podcast, programa de rádio gravado, que pode ser escutado por eles e outras pessoas quando bem entenderem.

A experiência exitosa acontece numa escola particular de Natal, o Complexo Educacional Contemporâneo, e tem envolvido cada vez mais os alunos. Como o Pedro Sérgio de Macedo, do 2º ano do Ensino Médio. “É uma grande oportunidade de diálogo e de troca de conhecimentos, que fortalece a nossa capacidade de argumentação”, avalia ele.

A transformação de aulas e trabalhos de casa em podcast é democrática. Os temas são selecionados pelos próprios estudantes, a partir de livros, filmes, séries ou mesmo assuntos que estejam em pauta. A pré-produção contempla vasta pesquisa e é possível sim incluir convidados.

O professor de gramática e interpretação de texto Luís Reis é quem está por trás do projeto pioneiro do Contemporâneo, que permite o consumo da matéria durante a realização de outras atividades e o pleno exercício do protagonismo. Para ele, trata-se de um novo meio de se lecionar, que mostra o quanto a educação pode inovar em tempos de aulas remotas.

“Estamos fazendo diversos experimentos, com base no interesse que os alunos têm pelo gênero digital. Com os podcasts, a troca é maior, pois vai além do conhecimento formalizado. É um resgate da autoestima, da condição de ser autor de algo importante. Até os alunos que participavam pouco passaram a se engajar mais”, conta o educador.

podcast2-H

Com o retorno das aulas apenas em formato virtual, os alunos produzem o material em suas próprias casas, por meio de ferramenta disponibilizada pelo Google for Education. As entregas dos produtos, que ficam disponíveis na internet, são antecedidas por expectativa e a busca por superação é constante.

A estudante Alice Ferreira, que também cursa o 2º ano do Ensino Médio, garante que o senso crítico e a criatividade estão sendo muito estimulados pela novidade e que há um empenho coletivo de entregar produtos melhores. “O distanciamento social agora é só geográfico. Estamos sempre em contato para as produções”, comemora ela.

Luís Reis está convicto que, mesmo após a pandemia, a dinâmica continua. Isso porque os resultados não estão só no campo subjetivo. O desempenho na hora de escrever também cresceu, com claro aumento de repertório. “De todos”, frisa ele. Na visão do professor, o mérito maior do podcast não está na sua dinamicidade, mas sim no fato de ele ser bastante inclusivo.

Tags: aulas de português Complexo Educacional Contemporâneo Google for Education Luís Reis podcast
A+ A-