Escola de Governo oferta a servidores curso preparatório para a aposentadoria

Curso vem sendo realizado desde 2016 e já contribuiu para cerca de 250 servidores em final de carreira refletirem e planejarem a vida ao final dessa etapa.

Da redação,
Assecom/Sead

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), está com inscrições abertas para a primeira turma de 2021 do Curso de Preparação para a Aposentadoria. O público-alvo são servidores públicos estaduais que estejam almejando ou próximos de se aposentar. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

O curso preparatório para a aposentadoria vem sendo realizado desde 2016 e já contribuiu para cerca de 250 servidores em final de carreira refletirem e planejarem a vida ao final dessa etapa. “A ideia é fazer com que os servidores possam refletir sobre esse novo momento da vida, de modo que se sintam preparados para abraçar essa nova fase. O intuito é fazê-los se perceberem como protagonistas de suas próprias histórias, sendo capazes de reorganizar projetos e descobrir novas possibilidades”, explica Jeovana Marques, que coordena o Programa de Apoio à Aposentadoria (Proap) do Executivo Estadual.

A capacitação será realizada semanalmente, de 19 de agosto a 1º de outubro de 2021, das 8h30 às 12h30, totalizando oito encontros. Durante o curso, os participantes recebem orientações sobre cuidados com o corpo e a alimentação, lições de empreendedorismo, organização das finanças pessoais e os aspectos psicossociais da aposentadoria.

Por causa da pandemia de covid-19, a primeira turma do curso de 2021 acontecerá no formato híbrido. “Serão cinco encontros realizados presencialmente, em função dos procedimentos metodológicos utilizados nos módulos de Psicologia, que privilegiam as vivências e participação ativa dos servidores, e os demais realizados via sistemas de videoconferência”, esclarece a coordenadora do Proap, reforçando que os encontros presenciais obedecerão todas as normas de biossegurança orientadas pelos órgãos da vigilância sanitária em vigência.

Por meio do Programa de Apoio à Aposentadoria, o Governo do Rio Grande do Norte se mostra comprometido não apenas com o seu quadro técnico ativo, mas valoriza também os servidores públicos em final de carreira pelos longos anos de trabalho dedicados à Administração Pública Estadual. Além do curso, o Proap conta com outras atividades, entre encontros e workshops, que já totalizaram mais de 1.400 participações de interessados na temática da aposentadoria.

Tags: aposentadoria curso preparatório Escola de Governo Governo do Estado Sead
A+ A-