Escola Auta de Souza deve ser entregue nos próximos dias

Reforma está pronta, mas ainda espera a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Da redação, Governo do Estado,
Asscom/Governo do Estado
Estão sendo investidos mais de R$ 3,4 milhões em obras e aquisição de equipamentos para a escola Auta de Souza, em Macaíba.

A espera de mais de 20 anos por uma escola adequada e segura está perto de terminar para uma comunidade escolar no município de Macaíba. A obra de reforma e ampliação da centenária Escola Estadual Auta de Souza foi finalizada e deve ser recebida na próxima semana, após retoques finais e emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB).

A intervenção faz parte do Projeto do Governo do RN que tem por objetivo reformar e equipar 40 escolas em todo o Estado, por meio do Governo Cidadão e da Secretaria Estadual de Educação. Os recursos foram viabilizados a partir do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, e somente nesta escola, estão sendo aplicados R$ 3,4 milhões em obras e na aquisição de equipamentos.

Destacando o cuidado que a atual gestão tem para com a Educação, com a governadora e professora Fátima Bezerra à frente, que tem em sua trajetória grandes lutas nesta área, o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, explica que essa não é uma ação pontual. Trata-se de um esforço integrado às demais pastas afins com foco na educação de qualidade.

“Desde o início da gestão da professora Fátima que nos empenhamos em solucionar problemas herdados da gestão anterior, como readequações e correções em projetos. A finalização dessa obra que vai beneficiar toda uma comunidade é o resultado desse grande esforço, no qual contamos sempre com a equipe da Secretaria de Educação no enfrentamento dos problemas. Temos certeza de que estamos atingindo o principal objetivo que é de contribuir para o desenvolvimento intelectual de alunos e alunas”, pontuou Mineiro.

A gestora da unidade escolar, Ana Araújo, destaca que o novo equipamento vai promover dignidade e trazer a esperança de um futuro melhor aos jovens macaibenses e de toda região. “É uma emoção que não cabe em meu peito. Depois de tanta espera, saber que a nossa Auta de Souza está finalizada e quando essa situação de pandemia passar, poderemos voltar para uma escola novinha e pronta para receber os mais de 800 alunos como eles merecem”, disse.

Os estudantes, dos os ensinos Fundamental II, Médio e o de Jovens e Adultos (EJA) vão contar com sete novas salas de aula, biblioteca, sala de professores, de diretoria, copa, cozinha e depósitos, além de laboratórios de informática e ciência e, atendendo a um pleito antigo dos estudantes e professores, com uma quadra poliesportiva no piso superior, equipada com plataforma para acessibilidade.

“Estamos todos ansiosos para entrar na escola. É tão bom saber que teremos mais espaço para fazermos nossas aulas de educação física e de teatro. Queremos que tudo isso passe logo para entrar nessa que é a escola dos nossos sonhos”, festejou Vitória Sonaly, aluna do 8º ano.

Manutenção das obras

Para manter as obras neste momento em que o RN vive uma crise sanitária, a F2 Engenharia, empresa executora do serviço, firmou um Termo de Compromisso com o Executivo estadual para se adequar às normas de combate ao novo coronavírus. Estão sendo tomadas as medidas necessárias à manutenção da integridade da saúde dos colaboradores e de terceiros. As medidas devem perdurar até o fim da situação de calamidade pública decretada pela governadora Fátima Bezerra (Decreto n°29.534) em 19 de março de 2020.

Tags: Educação Governo do Estado
A+ A-